Armazenagem com paletes: como aplicar e utilizar

A armazenagem com paletes é um dos itens mais aplicados na logística de qualquer empresa, já que permite facilitar a estocagem e o armazenamento de qualquer tipo de mercadoria.

O palete é uma plataforma fabricada com medidas determinadas, normalmente usando madeira como matéria prima, embora novas formas de produção estejam sendo aplicadas, como a utilização de plásticos e metais, evitando, dessa forma, o corte de árvores, mesmo proveniente de reflorestamento. Com isso, os paletes se tornam reutilizáveis, gerando um ciclo de utilização bem maior e contribuindo para manter a sustentabilidade.

As vantagens da armazenagem com paletes

A armazenagem com paletes pode ser feita para facilitar a unitização de diversos tipos de produtos, facilitando o transporte, o manuseio e seu armazenamento, reduzindo o tempo de todas as operações.

Contudo, é necessário que a empresa monte uma estrutura e tenha os equipamentos necessários para a armazenagem com paletes, como empilhadeiras e transpaleteiras, manuais ou elétricas, que permitem encaixar os garfos nas aberturas dos paletes, utilizando para sua suspensão e movimentação.

No almoxarifado, armazenagem com paletes deve ser feita em estruturas porta-paletes, montadas para facilitar o seu manuseio e seu armazenamento.

Os paletes também podem ser utilizados em carregamentos de cargas em caminhões e containers, atendendo a uma ampla diversidade de produtos e empresas, facilitando, ao mesmo tempo, a emissão de documentação, já que cada nota fiscal emitida deve especificar a quantidade e o valor dos paletes transportados. O próprio valor dos paletes é acrescido ao preço dos produtos, caso não sejam devolvidos, tanto para ressarcimento por parte do comprador, quanto para efeito de seguro.

Uma das facilidades oferecidas na armazenagem com paletes é o fato de as empresas poderem alugar os paletes através de prestadores de serviços, atendendo as necessidades de transporte e de armazenamento. Nessa contratação, contudo, é preciso analisar o contrato, definindo a responsabilidade de cada parte.

Outro ponto facilitado pela armazenagem com paletes é sua gestão, uma vez que o controle pode ser feito através de código de barras, onde constam todas as informações sobre o produto, o proprietário, o destino do transporte e outras relacionadas às mercadorias que estão sendo transportadas.

Diferentes tipos de armazenagem com paletes

A armazenagem com paletes oferece diferentes tipos de técnicas de paletização, atendendo as mais variadas demandas e ambientes de trabalho. Entre essas técnicas, podemos destacar:

  • O empilhamento em blocos, colocando-se uma carga sobre a diretamente no piso do armazém;
  • As estruturas porta-paletes, montando estantes para sustentar os paletes verticalmente;
  • As estantes comuns, que armazenam os produtos de forma unitária, depois de retiradas dos paletes;
  • A utilização de gôndolas que recebem os produtos direto do sistema de armazenagem em paletes;
  • O sistema drive-in, com estruturas porta-paletes ideais para a implantação da metodologia de controle de estoque FIFO;
  • O cantilever, com estantes com braços para materiais de maiores dimensões;
  • O sistema push-back, montado com estante com trilhos, onde os paletes deslizam automaticamente pelo efeito de gravidade.

As estruturas para o sistema de armazenagem com paletes também apresentam características próprias, como os porta-paletes montados com encaixe, sem parafusos, facilitando o sistema de armazenamento e oferecendo maior flexibilidade para as operações da logística e da estocagem de uma forma geral.

O sistema de armazenagem com paletes nas estruturas de encaixe atendem diversas necessidades da empresa. Entre elas, estão as seguintes:

  • Estrutura porta-paletes para verticalizar os estoques e acomodar maior carga de produtos, atendendo a alta rotatividade de produção em almoxarifados maiores;
  • Estantes para acomodação de produtos soltos, depois de liberados dos paletes;
  • Gôndolas para exposição dos produtos depois de retirados dos paletes nos próprios armazéns.

Com o sistema de armazenagem com paletes é possível facilitar a movimentação das mercadorias nas dependências do almoxarifado, evitando acidentes e oferecendo maior segurança para os trabalhadores, além de proteger os produtos contra impactos e quedas.

A armazenagem com paletes também permite a verticalização dos armazéns, aumentando seu espaço útil e garantindo o fluxo de mercadorias em qualquer situação, atendendo qualquer tipo de demanda.

A verticalização no sistema de armazenagem com paletes garante melhor organização do estoque, formando ruas, prateleiras e nichos, permitindo o acesso direto às mercadorias e possibilitando a implantação do sistema de gestão mais adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *