Armazenagem – Porta pallets industrial

10 Armazenagem

O almoxarifado de uma empresa pode ser organizado de diversas maneiras, aumentando a eficiência na distribuição dos produtos ou matérias primas, tornando mais rápido o atendimento e criando novas maneiras de gerenciar a logística.

Uma das formas mais simples e mais baratas de organizar a armazenagem é a instalação de porta pallets industrial, uma forma de manter estruturas que trazem diversos benefícios, desde o acesso mais rápido às matérias primas estocadas até separações mais otimizadas, além de gerar maior capacidade de armazenagem.

Os porta pallets industrial é um tipo de equipamento que atende basicamente três finalidades:

  • Armazenagem cúbica, dando o apoio necessário ao empilhamento dos produtos em alturas mais elevadas do que no empilhamento de produtos sobre os outros;
  • Proteção à integridade dos produtos, eliminando as forças verticais, que poderiam criar deformações nos pacotes armazenados nas partes mais baixas;
  • Organização na armazenagem, estocando cada pallet num local próprio, bem demarcado.

A estrutura de porta pallets industrial é indicada para praticamente qualquer tipo de armazenamento, gerando maior velocidade e segurança durante o carregamento e durante o transporte.

O porta pallets industrial permite que as cargas sejam colocadas na estrutura utilizando-se empilhadeiras ou elevadores, equipamentos que podem suportar desde pequenas cargas até materiais de mais de duas toneladas.

Porta pallets industrial, um sistema prático de armazenagem

No sistema de porta pallets industrial, os responsáveis pelo armazenamento podem trabalhar com maior seletividade, uma vez que os pallets são colocados e retirados individualmente pelas empilhadeiras. Algumas das vantagens do sistema são as seguintes:

  • Rápida localização e movimentação de qualquer pallet, sem necessidade de mover outras estruturas empilhadas;
  • Melhor condicionamento de uma grande variedade de produtos;
  • Possibilidade de implantação de planos de apoio em diversas alturas;
  • Ajuste das cargas de maior rotatividade no armazenamento;
  • Facilidade de montagem e desmontagem da estrutura;
  • Compatibilidade com praticamente todos os equipamentos de movimentação e com os diversos tipos de pisos industriais;
  • Maior proteção das mercadorias armazenadas;
  • Melhor aproveitamento do pé direito do almoxarifado.

Algumas necessidades devem ser previstas ao se implantar o sistema de porta pallets industrial, principalmente quando o pé direito for muito alto e necessitar-se de equipamentos especiais para sua movimentação, exigindo um layout melhor definido e manutenção de corredores largos o suficiente para movimentação das empilhadeiras ou elevadores.

Porta pallets industrial drive-in ou drive-through

Alguns modelos são diferenciados para o atendimento das diversas necessidades de armazenagem, como o porta pallets industrial tipo drive-in ou drive-though. Esse tipo de porta pallets consiste num bloco de estruturas contínuas, montadas em corredores, utilizando quando a carga paletizada é menos variada, não precisando de tanta seletividade ou velocidade de carga e descarga.

Nesse tipo de armazenagem, bastante semelhante aos das estantes convencionais, a estrutura apresenta maior fragilidade, sendo um tanto instável e precisando de alguns requisitos para se estabilizar.

O modelo porta pallets industrial desse tipo é indicado para colocação e retirada de pallets de forma mais lenta, não permitindo, em alguns casos, a utilização de empilhadeira, sendo mais utilizado nos casos em que o aproveitamento do espaço é mais importante do que a agilização na carga e descarga.

Cargas paletizadas podem, nesse modelo, ser colocadas sobre trilhos, com leve inclinação, deslocando-se os pallets empurrando os outros, aproveitando a gravidade. O controle de velocidade é feito através da movimentação da empilhadeira, tirando-se um pallet e possibilitando a entrada de outra nos trilhos. O sistema, no entanto, apresenta a desvantagem de manter poucos pallets no sentido da profundidade.

Porta pallets industrial dinâmico

O sistema de porta pallets industrial dinâmico é denominado, em inglês, como live storage, ou gravity flow rack, sendo muito semelhante ao push-back quando se trata de seleção e densidade de armazenagem.

Nesse modelo de sistema de porta pallets industrial é importante saber o tipo de pallet utilizado, já que ele é quem vai determinar o funcionamento do sistema, sem risco de paradas ou de quebras, mantendo o apoio de pallets em roletes. A operação do sistema é feita colocando-se um pallet numa extremidade da pista, movimentando-se pela própria inclinação da pista, deslizando até a extremidade oposta da estrutura de armazenagem.

Este método permite muito bem a utilização de armazenagem do tipo LIFO, ou seja, o primeiro pallet a entrar será, obrigatoriamente, o primeiro a sair. O sistema também permite maior velocidade na movimentação, já que não há um controle necessário sobre a velocidade de locomoção das cargas, sendo limitada pelos roletes ou rodízios, com um sistema de freios específico.

O sistema porta pallets industrial apresenta diversas vantagens para o armazenamento em qualquer tipo de indústria, dando melhor acesso a qualquer posição de armazenagem em qualquer momento, sem precisar movimentar outras cargas para pegar a necessária.

Além de todas as vantagens, a que mais interessa, para a empresa, certamente é o custo, bem menor quando comparado a outros tipos de armazenamento, montando um modelo de armazenamento prático, econômico e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *