A Importância da Armazenagem na Indústria

Sistema de Armazenagem na Indústria

Antigamente o conceito de ocupação física era quase que totalmente pensado na área dos pavilhões das indústrias. Hoje em dia, com os layouts modernos de pavilhões industriais e pensando em questões como a sustentabilidade e otimização de espaços, se pensa mais em altura do que área ao se planejar um sistema de armazenagem industrial. Além disso, com o aumento da população, as indústrias começaram a produzir cada vez mais e o mau aproveitamento do espaço se tornou um problema econômico.

Devido as situações explicadas, a armazenagem de materiais assumiu uma importância muito grande na otimização de gastos e aumento dos lucros da empresa. Por isso, os sistemas de armazenagem são hoje essenciais para as empresas.

É comum, até mesmo por profissionais de logística, pensar que os termos estocagem e armazenagem são sinônimos. Isso é um erro. De acordo com um estudo realizado por professores de cursos de logística, o termo “armazenagem”, no que se refere à indústria, é uma função administrativa onde se adota um sistema de armazenagem para o armazenamento de produtos. Já “estocagem” é o termo usado para o armazenamento de matérias-primas.

Além de otimizar espaço, os sistemas de armazenagem são úteis na indústria por facilitar a organização dos materiais. Assim, de forma mais organizada, se pode prestar um melhor serviço ao cliente, como uma entrega mais rápida de pedidos, por exemplo. Um sistema organizado faz com que a empresa gerencie de forma prática os seus pedidos em aberto e perca menos tempo resolvendo problemas.

É necessário que a empresa faça um planejamento de operações de armazenagem. Com o planejamento em mãos, é possível utilizar os sistemas de armazenagem para prover flexibilidade, dimensionar instalações e áreas de forma eficaz, otimizar os fluxos físicos e de informações, minimizar custos operacionais e maximizar a utilização do espaço.

Você é proprietário ou responsável por uma indústria? Então comece a usar o quanto antes os sistemas de armazenagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *