Cantilever: Estruturas em consola

Cantilever

Os sistemas de armazenagem do tipo cantillever, também conhecidos como estruturas em consola, são usados principalmente, para a armazenagem de cargas longas e volumosas. Suas principais características são a possibilidade de armazenar peças em grandes alturas, a simplicidade dos componentes e a facilidade em ser montado e desmontado.

As estruturas em consola são construídas de forma bastante simples, com bases e consolas. A seguir, faremos uma explicação mais minuciosa sobre o que são essas peças:

Bases: Podem ser simples ou duplas. Geralmente as simples são acondicionadas junto as paredes, permitindo, desse modo, o acesso a apenas um dos lados dos materiais armazenados. Já as duplas, permitem o acesso aos dois lados dos materiais armazenados. Ambos os tipos de bases são fixados ao pavimento através de buchas metálicas;

Consolas: As consolas são constituídas, geralmente, por tubos retangulares, fixados nas bases com parafusos.

Os sistemas cantillever podem ser encontrados no mercado em três diferentes modelos: de cargas ligeiras, de cargas médias e de cargas pesadas. Cabe à indústria que utiliza de sistemas fazer um estudo do material que será armazenado para saber qual categoria se adapta melhor ao seu produto. Explicaremos a seguir, como se dá o funcionamento e quais são as características de cada uma dessas categorias anteriormente citadas:

– Cantillever de Cargas Ligeiras: Essa categoria foi desenvolvida para armazenar produtos com peso relativamente baixo. Por esse motivo, a armazenagem pode ser feita manualmente. A altura das consolas pode variar bastante, de acordo com a necessidade de cada produto e o comprimento dessas pode chegar a até 1800 mm. Já as bases podem ter tamanhos variados entre 2000 e 3000 mm;
– Cantilever de Cargas Médias: Ao contrário da categoria anterior, o cantillever de cargas médias não permite que a armazenagem seja feita manualmente, de modo que está só pode ser feita com o auxílio de equipamentos mecânicos. O equipamento é usado para armazenar itens longos e não paletizáveis;
– Cantillever de Cargas Pesadas: Essa categoria de sistema de armazenagem, foi desenvolvida para realizar o armazenamento de itens longos, pesados e não-paletizáveis. A armazenagem, assim como a categoria anterior, é feita somente por meio de equipamentos mecânicos.

É importante, ao solicitar para sua empresa um sistema de armazenagem do tipo estruturas em consola, verificar qual das categorias possui as características adequadas para o seu produto. Em caso de dúvida, consulte um profissional da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *