Como a tecnologia pode trazer benefícios para a logística?

Como a tecnologia pode trazer benefícios para a logística

Você que acompanha o nosso site já viu uma série de postagens aqui em que a logística foi o assunto principal e mais do que isso, já foi possível verificar que os assuntos relacionados a ela nunca acabam. Um exemplo disso é quando se utiliza a tecnologia a favor dos sistemas de logística.

Sendo assim, se faz bastante importante que os profissionais da área estejam atentos às novidades no que diz respeito ao assunto da tecnologia. Pois é uma forma de se destacar perante a concorrência, da mesma forma que pode trazer benefícios no cotidiano das indústrias, como segurança da informação, possibilidade de rastreamento, dentre outras vantagens.

A logística compreende muito mais do que simplesmente coordenar o processo de armazenamento ou transporte de produtos e mercadorias, pois, o profissional que realiza a logística pode e deve estar sempre à frente da concorrência, pois além de oferecer os seus serviços aos centros de distribuição, também pode oferecer ao seus clientes e parceiros serviços extras e estar conectado aos principais assuntos envolvendo a tecnologia da área, já estará garantindo grandes vantagens de mercado.

Mais do que resultados positivos, os clientes querem cada vez mais vantagens. Ter os serviços utilizando tecnologia de ponta, além de auxiliar no correto serviço, já garante as tais vantagens buscadas por eles. Pois, se utilizar de recursos que envolvem uma modernização tecnológica dos serviços, garante também uma garantia melhor no que diz respeito ao gerenciamento dos estoques, assim como, melhoria em prazos de entregas, qualidade dos produtos, um maior meio de rastrear produtos com segurança, o que garante também uma precisão maior no rígido cumprimento de prazos que os clientes contratam com as empresas.

Porém, conforme a tecnologia vem para auxiliar o seu processo de trabalho, ela também garante por parte dos clientes, um discernimento maior quanto a precisão do trabalho. Pois, assim como você transmite para os seus clientes que possui tecnologia de ponta que o destaca da concorrência, eles começam a perceber isso como uma forma de exigir uma alta precisão no que diz respeito a prazos e na qualidade dos produtos e serviços, como controle de estoques, formas de rastrear produtos e mercadorias até mesmo em tempo real, por exemplo.

Por outro ponto de vista, esta também é uma forma de você utilizar a tecnologia a seu favor que vá além do melhoramento dos seus processos. Você pode utilizar os processos tecnológicos para dar uma maior sustentação que garante um valor agregado maior ao preço dos seus serviços logísticos.

Algumas vantagens
Quando as empresas investem em tecnologia de ponta, acabam agregando algumas vantagens aos seus serviços que incluem uma garantia maior na entrega de produtos e mercadorias, muito superior aos concorrentes, uma precisão no que diz respeito ao prazo de entrega, ou seja, prazos extremamente cumpridos conforme o combinado, redução dos custos operacionais e um ganho maior no quesito da produtividade.

Lembrando que, no que se refere a custos, uma má administração pode fazer com que estes custos ampliem e não diminuam, mesmo com tecnologia de ponta implantada no processo.

Outras vantagens no que diz respeito a implantação da tecnologia nos processos logísticos, fazem referências à agilidade de todo o processo, pois se tornam mais rápidas, confiáveis, por um custo muito menor, além de ser mais eficiente. Gerando também sistemas mais informatizados, com uma disponibilidade de informações extremamente superiores, com ferramentas capazes de analisar informações, tanto quantitativa quando qualitativa mais modernas. Além de auxiliar no controle das atividades, que facilita na tomada de decisões, que ajudam ainda a identificar os pontos de melhorias e corrige possíveis falhas que possam surgir no decorrer de todo o processo.

Uma outra vantagem que auxilia os processos de logística quando aliada ao uso da tecnologia é na questão VMI (Vendor-Managed Inventory – ou Estoque Controlado pelo Vendedor). Caso em que o profissional responsável pelo controle de estoques (fornecedor) tem o poder de decidir quando entregar.

Essa é uma vantagem que se torna benéfica para todos, pois dessa maneira, o vendedor pode tornar o produto sempre disponível para os clientes, da mesma forma que não precisam estar sempre preocupados em investir tempo no controle de estoque e realizando pedidos de compras. Sendo assim, alguns programas tecnológicos podem oferecer vantagens como:

  1. Administração e controle dos estoques de produtos e mercadorias, fazendo uma interligação entre eles e proporcionando uma automação da reposição dos estoques.
  2. Além disso, por meio de acordos estabelecidos com parceiros comerciais, também é possível fazer:
  • Consulta de Estoques: para fornecer informações dos centros de estoques entre os parceiros com o objetivo de compartilhar as informações necessárias para o melhor gerenciamento dos centros de armazenagem;
  • Ressuprimento de Estoque: realizado para auxiliar a administrar e controlar os estoques de produtos e mercadorias;
  • Compromisso de Entrega: auxilia a realizar um acordo que permite ao comprador e ao fornecedor definir os itens que estarão disponíveis para venda, com garantia de entrega em um determinado número de dias.

Como vimos até agora, a tecnologia aliada aos processos logísticos traz uma série de vantagens. E você, como usa a tecnologia a seu favor? Que softwares você utiliza no seu dia a dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *