Como fazer a melhor gestão de estoque

Fazer a gestão de estoque significa administrar tanto a produção quanto a compra de mercadorias de uma maneira que não faltem produtos para atendimento dos consumidores, mantendo, ao mesmo tempo, o menor valor de capital investido. Para qualquer empresa, a prioridade deve ser o atendimento aos clientes, o que determina que a gestão de estoque precise ser perfeita.

Na gestão de estoque é preciso que a quantidade física dos itens estejam condizentes com o que consta no sistema. Assim, além de um bom sistema informatizado, é necessário utilizar meios de controlar os números existentes, mantendo as informações corretas.

Com a correta gestão de estoques, a empresa terá melhores condições de tomar decisões sobre sua atividade no mercado, aumentando a variedade de mercadorias e produtos oferecidos, reduzindo o tempo de espera do consumidor e estruturando melhores condições de atendimento, possibilitando seu crescimento no mercado.

A gestão de estoque, contudo, também exige mais do que apenas a quantidade de itens que permita o bom atendimento dos consumidores: é necessário que a armazenagem seja adequada, garantindo a qualidade dos itens armazenados, uma vez que a qualidade vai afetar diretamente a satisfação dos clientes.

É evidente que um cliente não vai se interessar em como está sendo praticada a armazenagem ou a logística da empresa. O que vai importar é que, ao comprar determinado produto, ele, como cliente, receba um produto perfeito, que chegue em sua residência sem defeitos ou sem vícios. Portanto, esse cuidado é de responsabilidade total da empresa, que deve manter um sistema para garantir que o cliente se sinta satisfeito com a compra e que possa recomendar a empresa para outras pessoas.

Assim, além de um bom sistema de gestão de estoque, a empresa deve se preocupar também com o correto armazenamento e com um espaço físico adequado, atendendo as necessidades de manutenção da qualidade do que está disponibilizando para venda.

As formas de organizar a gestão de estoque

Na gestão de estoque podemos considerar pelo menos quatro razões básicas para manter a organização do espaço físico para o armazenamento de produtos:

1.      Redução de custos de transporte e produção

Gerenciando de forma correta o estoque, a empresa consegue reduzir os custos de produção e de transporte, mantendo a quantidade necessária para o melhor atendimento de sua clientela.

2.      Atendimento da demanda

A gestão de estoque exige uma coordenação correta de suprimentos para atender a demanda. No caso de empresas que trabalhem com produtos sazonais, é necessário manter a quantidade necessária para venda fora de época, permitindo manter o atendimento e garantir a própria lucratividade.

3.      Apoio ao processo de produção

A gestão de estoque permite controlar o correto pagamento de impostos, evitando recolhimento antecipado, principalmente nos casos de produtos que exigem um determinado tempo para maturação, como alguns tipos de alimentos.

4.      Apoio ao marketing

O marketing encontra apoio na gestão de estoque, já que se utiliza do que está armazenado para a realização de campanhas de divulgação. Mantendo a garantia de entrega, o marketing da empresa está oferecendo o que a empresa realmente pode entregar, sem mentir para o consumidor.

A gestão de estoques para alcançar os objetivos empresariais

Para que a empresa possa atingir seus objetivos, portanto, a gestão de estoques é de suma importância. Manter um correto sistema de armazenagem, trabalhando de forma eficiente, a empresa poderá garantir um processo logístico de qualidade, atendendo com perfeição sua clientela.

No mercado atual, a forma como uma empresa se apresenta ao seu público está se tornando cada vez mais importante para manter a competitividade. Ao mesmo tempo em que deve se preocupar com a estrutura do ambiente de atendimento, com um layout adequado para seu ramo de atividades, também deve se preocupar com a gestão de estoques, garantindo a satisfação de seus clientes e podendo oferecer exatamente aquilo que eles estão procurando.

A gestão de estoques vai exigir que todas as atividades da empresa mantenham constante envolvimento com o que pode ou não ser oferecido ao público consumidor. Para garantir sua competitividade, a empresa precisa ter disponibilidade e, para que tenha disponibilidade, deve garantir a correta gestão de seus estoques, conseguindo, dessa maneira, a confiança do seu cliente.

A empresa deve funcionar como um organismo perfeitamente integrado, dando a devida atenção a todos os setores, já que cada setor deve se comportar como um órgão atuando em benefício do corpo todo, representado pela empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *