Confira algumas dificuldades das empresas com a logística

Mais um ano começando e com ele, muitas novidades aqui no Sistema de Armazenagem, assim como, nossos desejos de que você tenha um ano repleto de muitas realizações.
Para dar início ao nosso primeiro assunto do ano de 2016, vamos falar um pouco sobre a logística e as dificuldades e desafios que as pequenas, médias e grandes empresas ainda enfrentam no seu cotidiano.

Desafios e dificuldades
Normalmente quando se fala em logística, sempre se faz uma associação direta às questões no que diz respeito ao mercado de transportes, porém, é um assunto muito mais complexo que rompem as barreiras indo muito mais além que simplesmente auxiliar no trânsito de produtos e mercadorias.
A logística envolve todo um planejamento que inclui controle de armazenagem e estoques, assim como a circulação e distribuição dos produtos envolvidos. Dessa maneira, a logística tem como um dos seus objetivos principais, além de fazer uma ligação entre todos os setores citados anteriormente, realizar um trabalho que vise reduzir ao máximo qualquer tipo de desperdício pois, posteriormente, representará um possível ganho financeiro a longo prazo.
Dessa maneira, especialistas nessa área, costumam recomendar que as empresas designem um funcionário que seja o responsável por monitorar, orientar e evitar possíveis falhas em todo o processo logístico. Visto que, muitas instituições de educação já estão preparando profissionais para o mercado, com cursos técnicos e até mesmo cursos de graduação na área, além de que, este profissional precisa ser bastante flexível em todo o processo de logística.

Visto toda a importância que a logística representa no dia a dia das empresas que lidam com esta questão de entrada e saída de produtos, alguns especialistas se arriscam a listar algumas dificuldades que as corporações precisam estar atentas para que todo o processo não seja corrompido e o cliente acabe por insatisfeito. Confira:

Distribuição
A distribuição está diretamente ligada a questão do transporte dos produtos até o seu destino final. Por isso, não importa qual será o meio em que as mercadorias serão transportadas (por mar, ar ou terra), precisa existir uma atenção mais do que redobrada nesse item. Visto que, tanto portos, quanto rodovias podem apresentar possíveis imprevistos, como obras inesperadas, trafego intenso, dentre outras questões, que exige do profissional responsável pela logística, mais do que atenção, mas sim uma total flexibilidade e a capacidade de resolver imediatamente qualquer imprevisto.

Acompanhamento por softwares
Para manter o processo logístico sempre atualizado, o investimento em equipamentos de informática se fazem bastante necessários, pois dessa forma será possível ter um acompanhamento preciso e sem falhas no momento da tomada de decisões.
Os equipamentos de tecnologia da informação são bastante úteis quando se mantém um estoque e ajudará os profissionais no que diz respeito a entrada e saída de mercadorias, além de que, o controle envolvendo planilhas será muito mais prático.

Capacitação de profissionais
Conforme comentamos anteriormente, existem inúmeras instituições de educação que formam profissionais capacitados para atuar com a logística. Mesmo assim, existem poucos profissionais especializados na área no Brasil. Essas instituições instruem os futuros profissionais com teorias que envolvem economia, transporte, armazenagem, distribuição e infraestrutura. Cabe as empresas investir para que seus profissionais busquem essa capacitação, ou até mesmo, os próprios donos das companhias.

Centros de armazenagem
Os pavilhões com sistemas de controle de estoque se fazem necessários, pois em muitos casos, ajudam a contemplar algumas demandas inesperadas, mesmo que passe pela máxima “material em estoque é dinheiro parado”. Para que essas questões não prejudiquem todo o processo, os investimentos em softwares, descritos no item anterior, serão a peça fundamental para que os estoquem funcionem a todo vapor. Da mesma forma que ajudarão quando se precisar calcular a demanda exata a se manter nos centros de armazenagem.

Meio ambiente
Questões que envolvem o meio ambiente devem estar na lista de prioridades de qualquer corporação. Demonstrar esta preocupação constante com o nosso planeta passa uma imagem muito positiva e traz credibilidade aos produtos e serviços envolvidos. Pois uma empresa que se preze, precisa estar ciente em fazer os descartes corretos dos materiais na natureza, que trarão benefícios futuros a todos, e uma consciência plena de estar fazendo o bem para todos.

Dessa maneira, foi possível ter uma ideia de quais as dificuldades e desafios que as corporações enfrentam quando precisam implantar o processo de logística, da mesma forma que apresentamos e antecipamos algumas soluções para a área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *