Diferentes estruturas para a armazenagem

06 armazenagem

O sistema de armazenagem tem evoluído de acordo com as necessidades das empresas, sejam elas comerciais ou industriais, sempre procurando maior economia e dinamismo para os itens que devem ser guardados, buscando otimizar sua comercialização ou industrialização.

Entre as diferentes estruturas utilizadas para armazenagem, as prateleiras são as mais utilizadas, trazendo maior eficiência para a movimentação de cargas. O sistema de armazenagem apresenta, para cada caso, a melhor solução e, para encontrar essa solução é necessário um completo planejamento dos armazéns e dos itens que serão estocados.

O sistema de trabalho na armazenagem deve funcionar otimizando a movimentação entre a prateleira e o veículo ou dispositivo de comando das prateleiras, desde o armazenamento em paletes, recipientes ou embalagens, até os produtos longos.

A solução de armazenagem para sua empresa exige o conhecimento de profissionais especializados, com sistemas que possam se adequar às necessidades de cada atividade industrial, com o dimensionamento exato para trazer maior eficiência ao fluxo de materiais.

Armazenagem com paletes

O sistema de armazenagem com paletes pode ser montado em diversos formatos diferenciados, atendendo às necessidades individuais do produto, com paletes e prateleiras para diferentes tipos de armazenagem e seleção de pedidos. Entre os modelos encontrados nesse modelo de armazenagem podemos citar os seguintes:

  • Porta paletes simples, para atender grandes volumes, distribuídos de acordo com seu peso e volume;
  • Estruturas de armazenagem para corredores estreitos, oferecendo uma utilização mais inteligente do espaço e permitindo maior eficiência na armazenagem e na retirada dos itens;
  • Estrutura porta gaiolas, que oferece acesso direto aos artigos armazenados;
  • Estrutura autoportante, que oferece diferentes tamanhos para armazenagem de equipamentos e materiais de diversas dimensões;
  • Porta paletes deslizante, num sistema que oferece espaço de armazenagem sem prejuízo da área total do almoxarifado;
  • Estrutura dinâmica para paletes, permitindo a utilização do espaço de forma otimizada, com um sistema de armazenagem dinâmico em blocos;
  • Sistema push back, oferecendo a melhor utilização de espaço no armazém para o método LIFO;
  • Sistemas drive in e drive thru para atender as mais variadas necessidades de comercialização e de industrialização;
  • Sistema compacto de shuttle, a mais inovadora técnica de armazenagem, oferecendo melhor combinação de compactação da armazenagem e utilização do espaço disponível.

Armazenagem de peças

A armazenagem de peças exige cuidados especiais, desde as peças menores até as mercadorias de maior tamanho, que devem ser colocadas de formas diferentes no almoxarifado, sempre buscando as necessidades individuais de comercialização ou de produção. No sistema de armazenagem de peças são utilizados diferentes sistemas de prateleiras, que precisam ser adequadas para o uso específico de cada tipo e modelo de peça, oferecendo maior dinamismo para a seleção das mercadorias. Na armazenagem de peças podemos encontrar os seguintes sistemas:

  • Prateleiras de diversos modelos, que oferecem acesso otimizado a todos os artigos;
  • Estrutura dinâmica, apresentando um espaço mais otimizado, com taxa máxima de preenchimento;
  • Miniload, oferecendo maior desempenho para o seu armazém.

Estrutura cantilever

As estantes cantilever são um sistema de armazenagem que oferece conversibilidade na estruturação do armazém, permitindo ajuste mais rápido às necessidades de linhas de produtos e são extensíveis, podendo ser montadas no formato desejado.

A estrutura cantilever não possui qualquer limitação em relação às características apresentadas, atendendo a armazenagem de mercadorias compridas, como barras, tubos e chapas, podendo ser estendidas de acordo com a necessidade utilizando elementos adicionais.

Na armazenagem cantilever, as colunas de cada prateleira são equipadas com apoios que suportam as cargas e a distância entre as colunas são determinadas pelo peso do material armazenado. Pode-se colocar elementos de contenção opcionais, garantindo maior segurança para a carga.

Mezaninos e prateleiras

Os mezaninos são plataformas de armazenagem que podem ser utilizados também como área de seleção de pedidos, disponibilizando espaço de armazenagem tanto no mezanino quanto abaixo dele, oferecendo maior eficiência para armazenagem e para a expedição de pedidos.

Os mezaninos oferecem ainda a possibilidade de combinação com as necessidades da empresa, oferecendo condições de instalação de corredores elevados, plataformas de seleção e de expedição e prateleiras para peças pequenas.

A escolha do melhor sistema de armazenagem depende da necessidade de cada empresa. Se sua empresa ainda não possui um sistema que atenda com eficiência e rapidez, procure quem entende do assunto e traga mais economia e lucratividade para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *