Entenda o que é a Logística de Suprimento

Logística de Suprimento

A Logística de Suprimento, de acordo com publicação da Secretaria de Administração do Governo da Bahia, é definida como “o processo de planejar, executar e controlar, eficientemente a movimentação e a armazenagem dos materiais, garantindo integridade e prazos de entrega aos usuários.” Os sistemas de armazenagem se apresentam então como um componente de suma importância para esse tipo de metodologia.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos ter uma breve noção do que é suprimento. Chama-se de suprimento o item administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística.

Os sistemas de logística apresentam diversas funções, as quais citaremos algumas a seguir: gestão das informações, pesquisa do catálogo de materiais, gestão e controle dos processos de administração de materiais, composição dos itens dos materiais do catálogo, descarte de material utilizado, análise da necessidade de compra, devolução de materiais ao almoxarifado, recebimento dos materiais. Além disso, também são funções desse tipo de processo a conferência, inspeção, estocagem e preservação dos materiais e fornecimento de material interno.

O planejamento da logística de suprimento se dá através de uma ferramenta de gestão que monitora o trabalho dos sistemas de armazenagem. Assim como outras plataformas de gestão, esse tipo de logística trabalha com a famosa análise SWOT, que identifica os pontos fortes e pontos fracos, além das ameaças e oportunidades que envolvem a armazenagem na organização. Esse planejamento objetiva a redução de custos, redução do capital investido em estoques e, em consequência disso, a melhoria dos serviços logísticos.

Os estudiosos da área de logística de suprimento também trabalham com o que chamam de desempenho logístico de suprimento. Trata-se do processo de quantificação da eficiência e eficácia dos processos logísticos, cujos objetivos são: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Esse mix de objetivos permite um melhor desempenho da empresa no que se refere ao armazenamento de artigos para suprimento, além de facilitar o trabalho e otimizar o tempo de execução das tarefas dos operários, afetando diretamente nas despesas com pessoal, horas extras, etc.

Fonte: Governo da Bahia – Secretaria da Administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *