Estrutura porta palete: o melhor sistema de armazenagem

O palete é, certamente, um dos itens mais importantes para a logística, utilizado na armazenagem e no transporte de mercadorias e produtos. A estrutura porta palete é uma plataforma com medidas específicas, utilizando, na maior parte das vezes, a madeira como matéria prima.

Com a evolução e com a preocupação ambiental, podemos encontrar atualmente estrutura porta palete em plástico e até em metal, procurando evitar o corte de árvores e garantindo a sustentabilidade. Grande parte dos paletes são reutilizáveis, oferecendo maior ciclo de vida e procurando agir de acordo com as necessidades do meio ambiente.

A estrutura porta palete pode ser utilizada para unitizar os mais diversos produtos, facilitando o seu transporte, manuseio e armazenagem, reduzindo o tempo da operação e oferecendo menor custo à logística.

A empresa, para fazer uso da estrutura porta palete, precisa apenas manter os equipamentos necessários para seu manuseio, como empilhadeiras e transpaleteiras, manuais ou elétricas, que se encaixam nas aberturas dos paletes e utilizam o mesmo para sua suspensão.

Os paletes são utilizados em carregamentos de cargas de caminhões e containers e seu valor geralmente é acrescido ao preço do produto, caso não haja a devolução dos mesmos, situação frequente no caso de paletes one way.

A utilização de paletes e a montagem de estrutura porta paletes tem sido o modo mais prático de armazenagem. Hoje, a maior parte das empresas pode se valer de aluguel de paletes, requeridos na quantidade e no momento de sua utilização.

Na administração e controle dos materiais carregados através de paletes, códigos de barras são aplicados, onde são inseridas informações sobre o produto, como produtor, destinatário, peso e outros detalhes.

Sistemas de estrutura porta palete

Existem diversos sistemas de estrutura porta paletes que podem ser aplicados, dependendo da necessidade de cada empresa:

Estrutura porta palete convencional

A estrutura porta palete convencional é indicada para produtos com maior rotatividade, com longarinas ajustáveis a cada 75 mm, permitindo a estocagem de paletes de alturas variáveis, sendo uma estrutura dimensionada para receber paletes com qualquer peso. Nessa estrutura é armazenado um palete por profundidade, com a fixação dos montantes no piso com fixador metálico, para-choque de segurança opcional, fixação no piso ao lado do montante de corredores, evitando o choque de empilhadeiras.

Esse tipo de estrutura porta palete apresenta como vantagem maior controle do estoque, podendo ser adaptável a qualquer espaço, peso ou tamanho de produtos armazenados, sendo combinável com estantes para picking manual.

Estrutura porta palete drive-in

A estrutura porta palete drive-in é utilizada na verticalização de cargas paletizadas por acumulação, possibilitando movimentação interna da empilhadeira. É uma estrutura ideal para o trabalho com grandes quantidades de um mesmo tipo de produto, com armazenagem em lote.

A estrutura porta palete drive-in é composta por laterais com braços para sustentar as longarinas de drive-in, formando blocos verticais e horizontais, chamados de ruas de armazenagem, dando acesso às empilhadeiras que farão o carregamento dentro de sua própria estrutura, formando um bloco contínuo, sem corredores intermediários. A empilhadeira, dessa forma, pode entrar dentro da estrutura.

A estrutura porta palete drive-in são operacionalizadas através de uma única entrada, tendo como grande vantagem a rentabilidade máxima do espaço disponível, com eliminação de corredores entre as estantes, rigoroso controle de entradas e saídas, admitindo tantas referências quantas ruas de carga.

Estrutura porta palete drive-trough

Na estrutura porta palete drive-trough, diferente do sistema drive-in, a empilhadeira entre a sai pelo mesmo lado no drive-trough, possibilitando acesso pelos dois lados, com dois corredores: um de entrada e outro de saída.

A estrutura conta com lastres com rodas para permitir a movimentação do palete, colocando o mesmo de um lado e sendo levado pela fossa da gravidade para o outro lado.

Estrutura porta palete push-back

A estrutura porta palete push-back é montada para alta densidade, consistindo em um bloco com estruturas semelhantes ao drive-in, com montantes e longarinas. A sua estrutura é devida exatamente ao funcionamento do sistema, ou seja, “empurrar para trás”.

Na estrutura push-back são colocados trilhos telescópicos nos paletes, com leve inclinação. O primeiro palete colocado é empurrado para trás pelo palete subsequente, e assim sucessivamente, até o último palete ser colocado no trilho. Cada plano de armazenagem tem seu próprio sistema de trilhos, operando independentemente.

Uma vez que a pista de carga é levemente inclinada, no sistema push-back o operador da empilhadeira controla a velocidade na retirada do palete. Ao se retirar o primeiro, os outros, em sequência, descem a pista, ficando sempre um palete na parte frontal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *