Logística e Sistemas de Armazenagem

Logística e Sistemas de Armazenagem

 

As operações de logística são muito importantes para profissionais de diversas áreas e os sistemas de armazenagem são fundamentais para seu bom funcionamento. O processo de armazenagem faz com que as organizações sejam eficientes, evitando assim erros que podem prejudicar seu funcionamento interno, bem como, o bom atendimento aos clientes.

Define-se por logística o processo de elaboração, implementação e controle de um ou mais planos que servem para otimizar o tempo gasto da produção industrial até o consumo do cliente, otimizando os custos. Ao contrário do que muitos pensam, a logística não é só transporte, é todo um sistema de mecanismos cujo objetivo é entregar os produtos de uma empresa ao destino final no tempo mais curto possível e de forma que não gere grandes custos.

A logística já é praticada nas empresas dos países desenvolvidos desde a época da revolução industrial. No Brasil, somente a partir da década de 70 as empresas começaram a importar algumas dessas técnicas, porém tudo ainda era muito debilitado. Somente na década de 80, com a evolução da informática e com a chegada de um grupo japonês trazido ao país é que a logística passou a ser implementada. Na época a criação de um sistema de armazenagem do tipo pallet se popularizou entre os empresários. Na década de 90, com a criação do plano real, que estabilizou a economia do país, foram feitos grandes investimentos no setor. Na atualidade, com a popularização dos e-commerces, os sistemas de armazenagem para logística se tornaram essenciais para diversas organizações que precisaram se adequar para atender a esse novo tipo de demanda.

O termo armazenagem é relacionado ao processo de guarda e movimentação de produtos em uma instalação. Os sistemas de armazenagem são fundamentais no planejamento e formatação do layout da empresa, contribuindo para que todos os funcionários tenham maior produtividade e consequentemente, a empresa tenha maiores lucros, pois o tempo levado para a produção é otimizado. Há informações de empresas que adotaram o uso de sistemas de armazenagem e aumentaram sua produção em até 70%. Vemos assim o quanto tempo se perde quando se trabalha de forma desorganizada.

Os sistemas de armazenagem são projetados para oferecer as melhores e mais modernas soluções para indústrias dos mais variados setores, como metalúrgica, moveleira, têxtil, entre outras. Geralmente, esses sistemas, têm estruturas que recebem uma aplicação de tinta em pó hibrida e texturizada, o que garante uma maior durabilidade ao equipamento e ao mesmo tempo o deixa com uma aparência bonita fazendo com que não seja apenas útil, mas também de agradável visualização para trabalhadores e visitantes da indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *