O que Preciso Saber ao Aplicar Sistemas de Armazenagem?

Para você que acompanha o nosso blog, já viu que comentamos em diversos momentos sobre o que são os sistemas de armazenagem e de que maneira podem ser melhor utilizados na indústria em geral. Tudo com o objetivo de manter a organização de mercadorias e produtos nos depósitos.

O que Preciso Saber ao Aplicar Sistemas de Armazenagem

 

Por qual sistema devo optar?

Primeiramente, antes de implantar qualquer que seja o sistema de armazenagem, é preciso se fazer um estudo para verificar qual mais se adapta ao seu negócio, como o tipo de produto, levando em conta alguns detalhes como peso de dimensões. Após, se faz necessário analisar a estrutura do local no qual ele será inserido, como espaço disponível (tanto horizontal, como verticalmente), o tipo de solo (piso), tudo isso para atender as demandas operacionais.

Implantação de sistema para produtos pesados

Uma das melhores soluções para implantar um sistema de armazenagem para mercadorias ditas como pesadas é com o método dos paletes, conforme você viu detalhadamente aqui. Por contar com grandes estruturas adaptadas para suportar grandes cargas, os sistemas paletizados permitem uma variada gama de produtos e mercadorias, visto que sua movimentação se realiza com o auxílio de um maquinário específico, como as empilhadeiras. Além disso, este tipo de sistema de armazenagem, apresenta muitos pontos positivos, como:

  •  É possível realizar a movimentação de qualquer um dos paletes, sem precisar mover outros para isso;
  • Dá uma liberdade maior para as corporações organizarem suas mercadorias em seus devidos estoques;
  • Permite a organização vertical dos produtos;
  • Liberdade e facilidade para à manutenção e desmontagem quando necessário;
  • Se ajusta facilmente aos equipamentos motorizados utilizados nas indústrias, assim como na maioria dos tipos de pisos também utilizados nas grandes e pequenas corporações;
  • Garante a segurança dos produtos contra defeitos causados na estocagem;

 

Porém, como nem todas as soluções são 100% eficazes, este tipo de sistema de armazenagem também apresenta alguns pontos negativos, que você precisa estar atento, como:

  • Caso necessite utilizar uma estrutura superior aos 8 metros de altura, será necessário utilizar uma aparelhagem especial para sua montagem;
  • Baixo volume de estoque por conta da necessidade de espaço para circulação de empilhadeiras nos corredores;

 

Estante para paletes com rodízio de mercadorias

Conforme vimos no post anterior sobre os vários tipos de sistemas de armazenagem para paletes, onde é possível montar diversos tipos de estruturas conforme a necessidade das corporações, a estante de paletes com rodízio de mercadorias, ou também conhecida como drive-in e o drive-throught, também pode ser uma boa opção quando ainda não se sabe qual o melhor sistema implantar na sua empresa. Isso porque ela trabalha com dois tipos de estruturas.

Este sistema necessita de blocos com longas estruturas unidas e espaço nos corredores e é melhor utilizado quando a mercadoria a ser estocada não tem muita variedade. Porém, este tipo de estrutura apresenta um ponto negativo, a sua fragilidade, que necessita de alguns ajustes para se estabilizar. Além disso, como a este sistema conta com uma baixa seletividade de produtos, a retirada dos paletes também ocorre de maneira mais lenta.

Enquanto que no drive-in a organização da estante de paletes não permite espaço entre os corredores, ou seja, sem trânsito livre para as empilhadeiras, a drive-throught trabalha com a organização da estrutura na parte superior, dando uma liberdade maior para a movimentação de maquinários pesados.

Por isso, o ideal ao utilizar este tipo de estrutura é nos casos em que o aproveitamento do espaço se faz mais necessário do que a agilidade do processo.

 

Estante para palete dinâmica

Com uma variação dos termos em inglês como live storage ou gravity flow rack, trata-se de um sistema que trabalha na seletividade da armazenagem. De certa forma, seria como se os paletes utilizados nesta estrutura determinarão de que maneira o sistema funcionará, ainda com a segurança de não ocorrem falhas ou quebras em todo o sistema de armazenagem, garantindo uma proteção também nos paletes com roletes. Em outras palavras, seria uma espécie de um sistema perfeito de armazenagem.

Isso se dá por conta da maneira como este sistema de armazenagem é montado, com um deslocamento da estrutura numa das extremidades da pista, com uma inclinação que segue lado a lado de toda a estrutura, porém o operador não tem como controlar a velocidade em que a carga se deslocará no estoque, por conta dos roletes que fazem parte dessa inclinação.

 

Por isso, independente de qual sistema de armazenagem você pretende implantar em seu negócio, antes é preciso verificar quais as estruturas que você dispõe para que os processos sejam vantajosos e futuramente não traga problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *