Os sistemas mais práticos de paletização na armazenagem

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A paletização do sistema de armazenagem é o sistema que oferece acesso direto e mais rápido a cada palete armazenado, tornando-se a melhor solução para armazéns onde é necessário armazenar produtos em paletes.

Na paletização, a distribuição e altura das estantes são determinadas em função das próprias características do armazém, dos elementos de armazenagem e dos equipamentos utilizados, levando-se em conta as dimensões do local.

Na paletização há possibilidade de maior controle do estoque, uma vez que cada vão pode ser um palete, sendo adaptável a qualquer espaço, tamanho ou peso da mercadoria que será armazenada.

Além disso, é possível combinar o armazenamento com estantes para picking manual, podendo aumentar a quantidade de paletes armazenados, instalando-se estantes de dupla profundidade, armazenando um palete na frente do outro, possibilitando acesso pelos dois lados do corredor.

A paletização pode atender corredores estreitos e alturas maiores, melhorando ainda mais o aproveitamento de volume no armazém e a sua configuração pode ser operada através de empilhadeiras elevadoras, tipo torre, ou transelevadores automáticos.

Paletização drive-in

A paletização drive-in possibilita armazenagem por acumulação, facilitando maior utilização do espaço, seja em superfície ou em altura. As estantes podem ser montadas para produtos homogêneos de baixa rotação, permitindo grande quantidade de paletes por referência.

As principais vantagens da paletização drive-in são a rentabilidade maior do espaço disponível, permitindo aproveitamento de até 85%, com eliminação de corredores entre as estantes, maior controle de entradas e saídas e possibilitando tanto as referências quanto as ruas de carga existentes.

Paletização drive-thru

Além do sistema de paletização drive-in, pode-se também aplicar o sistema drive-thru, com dois corredores de acesso à carga, um de cada lado da estante.

O sistema de paletização permite a compactação da carga, principalmente em casos de necessidade de refrigeração e congelamento, onde é necessário aproveitar o espaço ao máximo, permitindo manter maior controle da temperatura.

Tanto na paletização drive-in quanto na drive-thru as cargas podem ser armazenadas em sequência na profundidade, criando duas fileiras. No acesso ao almoxarifado é necessário manter um sistema de endereços das prateleiras, permitindo localização mais fácil das mercadorias.

Assim, as empilhadeiras podem entrar nas posições diretas, agilizando a movimentação das cargas, permitindo o uso do método LIFO ou FIFO.

Paletização push-back

O sistema de paletização push-back permite o armazenamento de até quatro paletes na profundidade em cada nível, permanecendo todos os paletes no mesmo nível, exceto o último, que se assenta sobre um conjunto de roldanas, deslocando-se através dos carros de rodagem.

O sistema de paletização push-back é mais utilizado no armazenamento de produtos de média rotação, utilizando o sistema LIFO, apresentando as seguintes vantagens:

  • Maior aproveitamento de espaço;
  • Mínima perda de espaço em altura;
  • Armazenamento de uma referência distinta em cada nível.

Paletização em estantes sobre bases

O sistema de paletização sobre bases permite compactar ainda mais as estantes, aumentando a capacidade de armazenamento sem perder o acesso a cada um dos paletes guardados.

Nessa modalidade, as estantes são colocadas sobre bases móveis guiadas, deslocando-se lateralmente, eliminando os corredores que são criados apenas para o trabalho. O operador é quem permite a abertura de um corredor, seja através de ordem à distância ou através de um interruptor.

As bases nesse sistema de paletização possuem motores, elementos de rodagem e sistemas de segurança, garantindo o seu funcionamento de forma segura e eficiente.

Entre as vantagens do sistema de paletização sobre bases, podemos destacar a maior capacidade de armazenamento para câmaras frigoríficas de refrigeração e congelamento, eliminação dos corredores individuais de acesso e informação mais detalhada sobre as mercadorias armazenadas.

O sistema de paletização sobre bases permite instalar controles manuais, comando à distância ou através de controle informatizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *