Otimização de custos para melhorar a armazenagem

 

14-otimizacao-de-custos

O armazém de uma empresa oferece inúmeras formas de otimização de custos, trazendo economia para a empresa como um todo. Uma das formas de otimização de custos é a correta aplicação de mão de obra, o item que representa até 60% dos custos operacionais de armazenagem.

Os administradores de armazenagem devem ter como responsabilidade principal a melhoria do desempenho da operação para otimização de custos, garantindo melhor performance para o armazenamento dos itens necessários para a produção ou para venda.

Esse plano de otimização de custos deve funcionar dentro de um projeto integrado, trazendo melhor solução para o sistema de armazenagem, dentro de alguns princípios básicos:

1.      Planejamento de armazenagem

A empresa deve avaliar a área de armazenagem e verificar a existência de condições técnicas e físicas para garantir a qualidade dos produtos armazenados, observando a natureza de cada item, seu peso e dimensões e considerar as características de manuseio e de segurança.

2.      Gerenciamento da flexibilidade operacional

Para garantir a otimização de custos é necessário estabelecer a adaptação dos corredores, de docas, de portas e equipamentos disponíveis no armazém, dando condições de recepção simultânea ou sucessiva de todos os produtos.

3.      Simplificar ao máximo

O desenvolvimento, adaptação ou implantação da área física do almoxarifado deve levar em conta as características dos equipamentos e a localização das áreas de movimentação, procurando simplificar ao máximo o fluxo de entrada e saída para se obter maior produtividade, sem a geração de gargalos.

4.      Integrar para otimização de custos

A integração entre todos os setores deve ser planejada para garantir o maior número de atividades simultâneas possíveis, coordenado detalhadamente cada operação.

5.      Otimização do espaço físico

O armazenamento feito de forma técnica garante a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos itens armazenados, possibilitando guardar a maior quantidade de mercadorias na mesma área, principalmente com relação à resistência do piso e a capacidade de volume da área.

6.      Otimização dos equipamentos

A otimização de custos no armazenamento também deve passar pelo dimensionamento, desenvolvimento, padronização e implantação de procedimentos direcionados à racionalização dos equipamentos e da equipe de trabalho.

7.      Verticalização para otimização de custos

A otimização de custos demanda também o melhor aproveitamento possível do espaço vertical, sem perder de vista a segurança na movimentação das cargas.

8.      Mecanização para otimização de custos

O armazenamento de cargas exige a correta avaliação de necessidades que possam gerar otimização de custos, como a relação custo-benefício que pode ser obtida com a mecanização do maior número possível de procedimentos de movimentação de cargas.

9.      Automação para otimização de custos

A redução de custos de armazenagem tende a ser melhor sentida depois de implantado um sistema de automação, possibilitando maior controle dos itens armazenados.

10.  Controle para otimização de custos

O planejamento, implantação e acompanhamento sistemático e metódico através de um sistema adequado para registros de recebimento, tempo de permanência, entrega de itens e controle de inventário físico das mercadorias é outra ferramenta que possibilita a otimização de custos no sistema de armazenamento.

11.  Segurança para otimização de custos

O armazém deve ser dotado de um sistema de segurança para garantir a integridade física das mercadorias armazenadas, além de oferecer melhores condições de trabalho ao pessoal lotado no armazém, gerando otimização de custos para a empresa através de instalações, equipamentos e manutenção de equipe de trabalho devidamente treinada para atendimento possíveis emergências.

O sistema de armazenamento de qualquer empresa deve ser tratado com os devidos cuidados, profissionalizando operadores e atendendo da melhor maneira possível à demanda. A otimização de custos no sistema de armazenagem irá se refletir diretamente em todos os departamentos da empresa, oferecendo melhor atendimento a todas as áreas que dele dependem e trazendo melhores condições de trabalho aos setores que lhe oferecem suporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *