Porta paletes convencional

04 Paletes

Você conhece as vantagens e as novidades do porta paletes convencional para armazenagem no seu almoxarifado?

A organização do almoxarifado é um fator essencial para o correto movimento de cargas e peças, atendendo desde sistemas produtivos a comerciais, exigindo que haja bastante segurança no local. O porta paletes convencional é o tipo de instalação mais barato, mais simples e mais conveniente em determinadas situações, trazendo muitos benefícios, como o acesso mais rápido aos itens estocados e a separação mais otimizada, desde pequenas peças às mais pesadas.

O porta paletes convencional é utilizado para atender basicamente três finalidades:

Maior utilização cúbica

O porta paletes convencional proporciona uma estrutura de apoio para o correto empilhamento dos produtos estocados em alturas maiores, aproveitando melhor o espaço do armazém, sendo mais vantajoso do que no sistema comum de paletes empilhados uns sobre os outros.

Maior proteção às peças armazenadas

Com o porta paletes convencional é possível eliminar a interferência do peso dos produtos, evitando o esmagamento que poderia ocorrer se os paletes fossem empilhados uns sobre os outros. Além disso, também protege os produtos armazenados do impacto de empilhadeiras.

Melhor organização do armazenamento

No porta paletes convencional, cada palete é armazenado em um local específico. Sua estrutura é montada de forma que todo e qualquer produto possa ser devidamente armazenado, servindo para qualquer tipo de empresa, seja comercial ou industrial.

Os paletes usados no porta paletes convencional são colocados na estrutura montada através de empilhadeiras ou transelevadores, podendo suportar desde pequenas cargas até pesos de até 2,5 toneladas.

Acessórios do porta paletes convencional

Num sistema de porta paletes convencional são usados diversos tipos de acessórios. Os mais utilizados são os seguintes:

Transversinas

As transversinas permitem que os paletes sejam estocado com o apoio em sentidos diferentes, dependendo da necessidade de estocagem.

Plano H

Com o Plano H, os paletes podem ser estocados em profundidades diferentes, atendendo diversas necessidades de armazenamento.

Porta-skids

Com o porta-skids é possível tornar mais prático o armazenamento de caçambas ou de paletes especiais.

Dependendo das necessidades de armazenamento, o porta paletes convencional também pode ser adaptado para a circulação de empilhadeiras, otimizando a necessidade de estocagem e de operação, trazendo maior produtividade e rapidez à movimentação de carga.

Os acessórios do porta paletes convencional também são utilizados para aumentar a segurança no almoxarifado, com protetores de diversos modelos, usados para proteger as colunas do armazém contra choques eventuais de empilhadeiras e de outros equipamentos; com guard-rails, com esquis para apoio de paletes, com longarinas centrais, entre outros, que podem ser disponibilizados de acordo com a necessidade da empresa.

Seletividade, a grande vantagem do porta paletes convencional

Uma das maiores vantagens da utilização do porta paletes convencional no almoxarifado é a seletividade, dando acesso mais fácil e mais rápido a qualquer item armazenado, sem precisar movimentar cargas e sem a necessidade de movimentação de outros paletes. Essa condição gera maior rapidez tanto na estocagem quanto na retirada de materiais para distribuição e auxilia também no processo de informatização do almoxarifado, criando condições de manter maior controle sobre o estoque.

Além da seletividade, o porta paletes convencional também traz uma sensível redução de custos se comparado a outros tipos de porta paletes. A relação custo / benefício se apresenta como um dos itens mais apreciados por empresas que adotaram o sistema, e isso sem contar que, em caso de revenda, o preço alcançado é muito maior do que outras modalidades de equipamento de armazenamento.

Consideradas essas vantagens do porta paletes convencional, é preciso também lembrar o baixo custo de manutenção do sistema. Como se trata de uma estrutura metálica leve e resistente, o porta paletes convencional é bastante versátil, podendo ter sua configuração alterada com maior facilidade, dentro das necessidades da empresa.

O projeto de instalação do porta-paletes convencional, no entanto, deve ser bem elaborado, uma vez que o sistema gera muitos corredores, não possibilitando o máximo de aproveitamento do espaço de armazenamento. Com um projeto mal elaborado, a empresa pode perder uma grande área que serviria para a armazenagem. O aproveitamento cúbico, que é uma das grandes vantagens do porta paletes convencional, também irá precisar de equipamentos especiais para a movimentação de cargas colocadas em lugares mais altos.

A elaboração de um bom projeto, no entanto, pode reduzir e minimizar eventuais problemas, trazendo mais vantagens do que desvantagens à utilização do porta paletes convencional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *