Porta paletes móveis, um sistema prático e rápido

01 Porta paletes móveis

A grande preocupação de quem atua na área de armazenagem é reduzir a superfície utilizada, minimizando os problemas de espaço, mantendo a velocidade de expedição das mercadorias e itens disponíveis no sistema de armazenamento e trazendo maior produtividade para a empresa. O sistema de porta paletes móveis é um dos métodos que pode atender essas necessidades.

Embora a conciliação entre as necessidades de entrega e as de armazenamento não seja tão fácil de conseguir, a gestão de armazenamento exige a implementação de medidas de aproveitamento de espaço, com profundidades e alturas, com grande quantidade de itens que precisam estar organizados e disponíveis para o rápido atendimento, um problema que pode ser amenizado pelo sistema de porta paletes móveis.

Porta paletes, diversas formas de armazenamento

Existem formas bastante variadas de equipamentos de armazenagem, desde o empilhamento, as estantes porta paletes de profundidade simples ou dupla, as estantes porta paletes drive-in, drive-thru, push-back, sistemas dinâmicos ou automáticos.

Diante de tantas opções, sempre é preciso analisar qual a melhor solução para cada caso, criando a conciliação entre espaço e velocidade e podendo atender a demanda dentro do que é solicitando.

O gestor do sistema de armazenamento deve, então, encontrar não só a melhor solução, mas, dentro da capacidade de armazenamento, a mistura de uma série de soluções, aproveitando as vantagens oferecidas por cada uma delas, sempre pensando no atendimento das solicitações.

Numa situação de armazenamento em que os materiais têm giro mais elevado, a solução mais indicada é o porta paletes móveis, armazenando por empilhamento, mais próximo d expedição, ou então podendo colocar os itens em estantes para paletes de profundidade simples.

O porta paletes móveis permite um elevado giro de movimentação, bem como de quantidades maiores de volume, num sistema dinâmico que se torna economicamente mais prático e mais barato.

Quando se tratar de outras mercadorias, como por exemplo de giro médio, quando existe um grande número de paletes para armazenar, outros sistemas podem ser mais viáveis, podendo se recomendar o push-back, desde que este sistema possa trazer rapidez na entrega.

Para mercadorias que possuem menor giro de movimentação, o gestor do almoxarifado poderá usar outros métodos, sempre pensando no aproveitamento do espaço e sempre buscando o que é exigido do armazenamento: a quantidade certa na hora em que se precisa dela para atendimento da produção ou da clientela.

O porta paletes móveis é um sistema que atende a política de combate de desperdício em todos os níveis, trazendo resultados excelentes quando se trata de mercadorias de giro rápido, já que os paletes estão liberados a qualquer momento para movimentação, aumentando a velocidade de entrega e não prejudicando a demanda.

Porta paletes móveis: otimização e rapidez

O sistema de porta paletes móveis foi desenvolvido pensando na otimização do espaço em armazenamento verticalizado, mas principalmente objetivando a rapidez na movimentação das mercadorias armazenadas.

Um sistema de porta paletes móveis permite acesso rápido e direto, com o uso de empilhadeiras, garantindo seletividade das mercadorias e maior velocidade na movimentação, podendo ser usado em qualquer tipo de almoxarifado, atendendo as necessidades específicas de cada sistema de armazenamento.

As instalações do porta paletes móveis são feitas através de estruturas de armazenagem que podem ser movimentas, compostas por prateleiras de paletes, ou estruturas porta gaiolas e porta paletes, e até mesmo de estantes cantilever, que são montadas sobre suportes móveis.

As prateleiras são equipadas com motores, que podem ser conduzidos através de trilhos para o local em que se precise movimentar as mercadorias, economizando tempo na movimentação.

Vantagens do sistema porta paletes móveis

  • O porta paletes móveis possibilita a localização e movimentação de qualquer palete sem necessidade de movimentar outros adjacentes;
  • A adaptação do porta paletes móveis pode ser feita para qualquer tipo ou quantidade de produtos;
  • O porta paletes móveis pode ser arrumado e arranjado para acomodar cargas de alturas variáveis;
  • O sistema é adaptado para cargas de rotação relativamente alta;
  • As estruturas do porta paletes móveis podem ser facilmente montadas e desmontadas;
  • O sistema de porta paletes móveis é compatível com todos os equipamentos, protegendo as mercadorias contra compressão e outros danos;
  • Por fim, o sistema de porta paletes móveis aproveita melhor o espaço, já que a altura é limitada ao alcance de empilhadeiras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *