Os Porta-pallets tipo Drive-In e Drive-Thru

Sistema de Armazenagem

Os sistemas de armazenagem conhecidos como porta-pallets Drive-In e Drive-Thru são aqueles em que as empilhadeiras se movimentam dentro de sua própria estrutura, de modo que os porta pallets sejam armazenados de forma longitudinal, o que faz com que os corredores centrais entre as estruturas sejam diminuídos. Esse tipo de sistema é suportado por espécies de guias que se apoiam sobre os braços fixados nos pórticos.

A operação de retirada dos materiais armazenados nesse tipo de modelo é muito lenta e, por isso, eles são usados apenas para armazenar materiais com pouco rotativismo.

Especialistas em logística recomentam o uso de porta-palletes Drive-In e Drive-Thru para ocasiões em que a movimentação de entrada e de saída dos produtos sejam feitas separadamente, ou seja, esse tipo de sistema de armazenagem é indicado para empresas que possuem estoques movimentados em intervalos longos. Obviamente, esse tipo de construção não é adequado para indústrias que necessitam movimentar seu estoque com muita frequência, como a alimentícia e a farmacêutica, por exemplo. Eles são ideais para empresas dos setores metalúrgico e moveleiro que armazenam muitas peças para usar em seus produtos.

No sistema drive-in, o último pallet que entra é obrigatoriamente o primeiro que sai, já no drive-thru, isso não é necessário. As empilhadeiras que movimentam os pallets trabalham nas modalidades LIFO (Last-In/First-Out) e FIFO (First-In/First-Out).

Optar por usar porta-pallets Drive-In e Drive-Thru pode apresentar diversas vantagens às empresas cujo segmento não necessita de grande rotatividade de estoque. Apresentaremos algumas delas a seguir:

– Utiliza empilhadeiras comuns com pequenas adaptações de proteção ao operador na cabine, para que possam trabalhar nas modalidades LIFO e FIFO, anteriormente explicadas;
– É ajustável a altas densidades de armazenamento, pelo fato de eliminar corredores;
– Utiliza metade da área de um porta palete convencional, e consegue armazenar um número até mesmo maior de pallets;
– O custo médio estimado por pallet armazenado é de um valor aproximado ao dobro da estrutura convencional, no entanto, o investimento de capital é considerado bastante baixo;
– As cargas não sobrepostas, de modo que a ocorrência de um esmagamento acidental e o risco de quedas é praticamente igual a zero.

Vemos assim que os porta-pallets Drive-In e Drive-Thru são uma boa opção para empresas cujos estoques não são movimentados de forma tão frequente. Além de práticos por otimizarem o espaço do layout do armazém, esse tipo de ferramenta gera economia para a organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *