Sistema de armazenagem automatizado

07 download

Um sistema de armazenagem automatizado proporciona aumento de produtividade, melhorar a competitividade e reduzir o tempo de entrega, atendendo com mais eficácia a clientela.

O mercado consumidor, de uma forma geral, está muito mais competitivo e exigente e, diante disso, também as empresas devem procurar soluções que possam oferecer uma performance diferenciada, levando mais confiabilidade as clientes, trabalhando de forma sustentável, com o mínimo de erros, conseguindo total controle sobre todas as atividades.

Para conseguir melhor posição entre a concorrência, portanto, a empresa que optar por um sistema de armazenagem automatizado é a melhor solução, proporcionando melhores condições de atendimento ao mercado desde as mais simples atividades.

O mercado está voltando a ficar aquecido e, embora esse seja um processo lento, é exatamente o momento em que os empresários devem pensar em novos investimentos e novas fórmulas para melhor atender o consumidor dentro de suas exigências e, portanto, os centros de distribuição devem estar consolidados e prontos para oferecer o que de melhor seja apresentado como solução. O sistema de armazenagem automatizado é, assim, um investimento de ponta para a empresa se modernizar.

A estratégia de atendimento é o melhor meio de trazer resultados diretos para a operação de logística, proporcionando diferencial importante para o cliente, o que faz com que as empresas se tornem mais atentas para as aplicações numa logística própria, evitando a contratação de empresas para transporte.

As tendências para o sistema de armazenagem automatizado

O setor de armazenamento tem crescido nos últimos anos, principalmente trazendo novas técnicas para o sistema de armazenamento automatizado, tornando mais forte a tendência de compactação de soluções e integração com toda a linha produtiva e comercial das empresas.

Torna-se, então, importante buscar estruturas cada vez mais verticalizadas, estabelecendo dispositivos automáticos para entrada e saída de materiais. O sistema de armazenagem automatizado possui dispositivos que se integram com o setor responsável pelos pedidos, oferecendo rápida solução para a reposição automática dos itens, reduzindo custos de operação e trazendo melhor eficiência aos centros de distribuição.

Além da própria reposição automática, o sistema de armazenagem automatizado também possibilita a implantação de estações no sistema G2P, ou seja, “goods to person”, um tipo de tecnologia em que é implantada uma estação dinâmica, que se encarrega de buscar o item procurado no estoque, trazendo-o para separação e entrega.

A nova tendência de automatizar a armazenagem encontra soluções com as novas tecnologias, trazendo maior dinamismo a todo o processo de logística empresarial, podendo oferecer mais rapidez aos clientes, mesmo que haja maior quantidade de entregas com itens de pequena monta.

O sistema de armazenagem automatizado, antes utilizado apenas pelos grandes distribuidores, encontra um novo mercado em indústrias e estabelecimentos comerciais que precisam de melhor gerenciamento do estoque de insumos e de produtos comercializados, oferecendo condições de instalação em empresas de menor porte.

Sistema de armazenagem automatizado: para todos os setores

O sistema de armazenagem automatizado, atualmente, possibilita automatizar as linhas de produção, de embalagem e de expedição. Com isso, a empresa tem condições de reduzir a mão e de obra, ao mesmo tempo em que consegue aumentar a produtividade, permitindo também melhorar a participação no mercado.

Uma das exigências do mercado é maior velocidade no atendimento e, com o sistema de armazenagem automatizado, a empresa consegue maior flexibilidade e mobilidade, que podem ser facilmente trabalhados, atendendo, com isso, as novas tendências de produção e comercialização.

O sistema de armazenagem automatizado possibilita ainda aumento na qualidade da operação, melhor aproveitamento do espaço disponível nos depósitos e armazéns, redução de custos de mão de obra e de investimentos no sistema de logística.

Dentro de todas as análises que podem ser feitas com relação às vantagens oferecidas pelo sistema de armazenagem automatizado, a empresa que optar pelo sistema ainda possui o benefício de mostrar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, com menor consumo de matéria prima e de energia nos processos de fabricação, tornando menos agressiva sua participação no ambiente em que está inserida e gerando desenvolvimento de novas soluções energéticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *