Sistema de armazenagem blocado

19 Sistema de armazenagem

O sistema de armazenagem blocado é aquele em que os paletes são estocados diretamente um sobre o outro, colocando-se o primeiro diretamente sobre o piso do almoxarifado.

No caso de se utilizar esse modelo de sistema de armazenagem, a altura máxima deve ser determinada pelo peso e pela estabilidade da pilha de paletes, considerando-se, obviamente, o pé-direito do local.

A aplicação do sistema de armazenagem blocado é de grande utilidade quanto existem vários paletes por item e quando o giro do estoque é elevado.

A principal característica do sistema de armazenagem blocado é a pequena área que deve ser usada para circulação. O palete, neste modelo de armazenagem, fica mais protegido, já que, quando não está sendo movimentado, a estrutura fica no formato de um blocado, sendo o tipo de armazenamento mais utilizado nos espaços mais restritos, protegendo produtos de alto valor agregado, mantendo em espaços menores maior densidade de armazenagem.

Montagem do sistema de armazenagem blocado

O sistema de armazenagem blocado consiste num bloco de estrutura contínua, mantendo corredores para circulação e armazenando a carga em paletes, desde que os itens sejam pouco variados, não precisando de alta seletividade ou velocidade de movimentação.

Os componentes do sistema de armazenagem blocado são, em geral, semelhantes aos utilizados em estantes convencionais para paletes, embora a estrutura, desta maneira, apresente mais fragilidade, já que se trata de um armazenamento um tanto instável, precisando de algumas estruturas extras para se estabilizar.

No modelo de estrutura de sistema de armazenagem blocado, como existe baixa seletividade, a retirada dos paletes é feita de forma mais lenta e, entre o drive-in e drive-thru, apresenta alguma diferença, uma vez que, no primeiro, a arrumação da estrutura impossibilita a empilhadeira de atravessar os corredores, enquanto que no segundo é possível manter a movimentação, fazendo a arrumação da parte superior.

Trata-se, portanto, de um modelo de armazenagem onde o aproveitamento do espaço é mais importante do que a agilidade no processo de armazenamento.

Endereçamento no sistema de armazenagem blocado

No sistema de armazenagem blocado é importante criar códigos de endereçamento para diferentes áreas de armazenagem, principalmente para permitir o crescimento do espaço do almoxarifado.

Assim, é importante manter estruturas porta paletes, áreas de blocado interna e externa, trabalhando de acordo com as exigências da logística para os itens estocados. Com o sistema de endereçamento, torna-se mais prático aumentar o espaço de armazenamento, continuando com a numeração de corredores em sua sequência sem haver necessidade de trocar nomes de ruas de outros locais.

No sistema de armazenagem blocado, a identificação pode indicar até mesmo diversos galões que estejam no mesmo local ou em locais diferentes, sabendo-se sempre onde estão os itens armazenados.

O endereçamento, no sistema de armazenagem blocado, pode corresponder ao mesmo tipo de endereçamento de um local residencial, por exemplo, não havendo necessidade de indicar níveis ou vãos, endereçando-se apenas a área, o corredor e o número da posição do palete.

Faixas limitadoras no sistema de armazenagem blocado

É importante também, no sistema de armazenagem blocado, criar faixas de larguras até 15 cm para demarcar as posições dos blocados e o alinhamento dos paletes no piso inferior de uma estrutura. A pintura de faixas ajuda a evitar acidentes e possibilita uma convivência segura entre operadores de empilhadeira e demais trabalhadores do local, além de visitantes, se houver.

De acordo com as normas de segurança, a correta sinalização das faixas de movimentação devem atender os padrões internacionais, demonstrando organização e garantindo a segurança dos trabalhadores, prevenindo possíveis acidentes.

Vantagens do sistema de armazenagem blocado

O sistema de armazenagem blocado garante a integridade do material acondicionado, facilitando a movimentação com empilhadeiras ou paleteiras, embora dificulte a utilização do sistema FIFO (first in-first out), devido à limitação de movimentação e da dimensão das estruturas de pilhas.

Embora limite o sistema FIFO, o sistema de armazenagem blocado facilita a movimentação com a empilhadeira ou paleteira, podendo ser criado ainda um sistema de armazenamento de 45 graus, possibilitando melhor movimentação dos equipamentos. Nesse caso, no entanto, deve-se observar que, apesar de ganho de área nas áreas de movimentação, cria-se áreas perdidas.

Na implantação e utilização do sistema de armazenagem blocado, para se evitar o uso de empilhamento em 45 graus, há a necessidade de aumentar a largura do corredor, possibilitando à empilhadeira fazer o giro de 90 graus.

A empresa pode, também, agregar o sistema de armazenagem blocado a outros sistemas, utilizando os que mais lhe são convenientes para maximizar o espaço e fazer a melhor movimentação, obtendo um mix e destinando cada tipo de material ao seu sistema mais apropriado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *