Sistema de armazenagem de estantes leves

Untitled-1

O sistema de armazenagem de estantes leves é usado para armazenar cargas de medidas variadas, mantendo uma estrutura mais simples, composta por colunas e braços sobre os quais se deposita o que deve ser armazenado. A disposição obedece a necessidade de armazenamento de carga, oferecendo a possibilidade de situar os níveis ou somente de um lado ou dos dois lados da estrutura.

O sistema permite a manipulação da carga de forma manual, já que se trata de mercadorias de peso mais leve, sem a utilização de empilhadeiras ou, quando necessário, apenas o uso de transelevadores apropriados para chegar ao local onde está armazenada a mercadoria.

No sistema de armazenagem de estantes leves é possível armazenar desde o conjunto de itens de indústrias, que sempre se utilizam de itens menores para a sua produção industrial, como para o comércio de pequenas peças, que podem ser colocadas sobre as estantes, facilitando sua localização no armazém quando é necessário fazer a entrega aos clientes.

O sistema de armazenagem de estantes leves pode ser aplicado de diversas formas, desde a armazenagem através de empilhamento, obedecendo as características do produto para que não sejam danificados, ou em estantes no sistema drive-in, drive-thru, push-back, podendo ainda ser criado o sistema dinâmico ou automático. São muitas as formas de armazenam, devendo a empresa buscar a melhor solução para que o espaço seja bem utilizado e para que seja atendida a distribuição dos produtos ou mercadorias armazenados.

Dependendo dos itens que devem ser armazenados, o sistema de armazenagem de estantes leves deve ser escolhido e montado dentro das características de giro e de volume das mercadorias ou itens para a produção.

Sistema de armazenagem de estantes leves e suas variações

No sistema de armazenagem de estantes leves existem diversos modelos, devendo se utilizar de um tipo de estrutura para todos os tamanhos de mercadorias e produtos com volume e peso que possam ser manipulados manualmente, sem paletização.

Nas estantes de grande comprimento, o sistema de armazenagem de estantes leves é usado, basicamente, para guardar mercadorias de pesos mais leves, embora com tamanho relativamente grande. Trata-se de uma estrutura intermediária entre as estantes e as estantes para paletes.

Na estrutura de estantes flow-rack, o armazenamento é feito para receber produtos leves em caixas, sendo os produtos ou mercadorias colocados num plano inclinado com trilhos, deslizando as caixas sobre trilhos até a extremidade para carregamento da carga exigida.

As estruturas montadas em dois andares são estantes convencionais que possuem grande altura e ficam posicionadas em conjuntos que formam corredores, fazendo-se o acesso à parte superior através de escadas. O sistema de armazenagem de estantes leves nesse modelo traz a vantagem de unir as características do sistema de estantes leves, através do armazenamento manual, com a possibilidade a melhor aproveitamento da altura do armazém.

Organizando o espaço no sistema de armazenagem de estantes leves

No sistema de armazenagem de estantes leves pode ser feita a organização e a multiplicação do espaço usando-se o mezanino, duplicando qualquer área, dividindo-se o espaço verticalmente e colocando-se pisos intermediários. Nesse sistema, pode ser aplicada a distribuição de cargas a granel, com caixas soltas e empilhadas.

Da mesma maneira, pode-se utilizar divisórias, que são utilizadas para dividir ambientes industriais, organizando-se o espaço entre as áreas, colocando-se portas ou guichês, de acordo com a necessidade de distribuição.

Sistema de armazenagem de estantes leves de forma eficiente

A administração da área de armazenagem tem como grande preocupação minimizar a superfície utilizada sem que, com isso, a velocidade de recepção ou de expedição possa ser afetada, uma vez que, quanto maior for o número de pedidos, mais rápida deverá ser a expedição e a compra de novos, gerando maior produtividade.

O sistema de armazenagem de estantes leves permite essa conciliação, trazendo soluções que economizam o espaço, dando a possibilidade de implementar medidas de aproveitamento de profundidade e de altura, além de oferecer meios de acessibilidade mais rápido, evitando que a expedição seja comprometida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *