Sistema de armazenagem emblocado

04 Bloco_edited

O sistema de armazenagem emblocado é um método que dispensa o uso de qualquer tipo de estrutura de armazenagem, uma situação que pode ser a solução para um determinado tipo de necessidade, que deve ser analisada antes de ser colocada em prática.

O modelo conhecido como sistema de armazenagem emblocado é, basicamente, aplicado quando não há maior necessidade de movimentação constante da carta, ou quando essa movimentação é praticada apenas em um sentido, com a entrada e a saída, não havendo necessidade de controle mais específico.

Algumas questões importantes devem ser analisadas antes de aplicar o sistema de armazenagem emblocado, principalmente aquelas que envolvem a manutenção da integridade dos produtos armazenados.

É necessário, portanto, em primeiro lugar saber se as embalagens ou os produtos nela contidos suportam um tipo de empilhamento como no sistema de armazenagem emblocado, se oferecem a resistência exigida para suportar um palete sobre o outro sem prejudicar os produtos.

Com o sistema de armazenagem emblocado estaremos colocando paletes sobrepostos e, assim, uma caixa sob outro palete estará suportando o peso de outras caixas sobre ela, além do peso do próprio palete.

Sistema de armazenagem emblocado: é viável?

Outro ponto importante a ser analisado no sistema de armazenagem emblocado é a seletividade do material. No emblocamento, só é possível ter acesso ao primeiro palete da fila, que foi o último a ser armazenado. Assim, o sistema de armazenagem emblocado é o LIFO, último a entrar, primeiro a sair. Se esse sistema atender as necessidades da empresa, não haverá problemas na hora de movimentar o material.

Existe ainda a questão de quantidade de paletes que será armazenada no sistema de armazenagem emblocado. No caso de haver lotes pequenos, com poucos paletes de cada produto, o sistema pode não resultar num aproveitamento maior do espaço ocupado, lembrando que um dos itens mais importantes é a utilização do espaço em qualquer sistema de armazenagem.

Assim, o sistema de armazenagem emblocado é um modelo que exige muito cuidado e análise, primeiro procurando saber se os produtos a serem estocados não serão prejudicados, seguindo-se pela análise da possibilidade de aplicação do sistema LIFO e, finalmente, se é um sistema viável para ser utilizado com paletes sobrepostos.

Sistema de armazenagem emblocado: dimensionando corretamente

Na escolha do sistema de armazenagem emblocado é preciso entender que os níveis de sobreposição passam pela automática limitação das embalagens, procurando saber se resistem ao empilhamento, atendendo também à adequação ao pé direito disponível no almoxarifado para fazer o dimensionamento correto do estoque.

Uma das opções é armazenar os paletes em fila, facilitando a retirada dos produtos, garantindo, no caso de validade dos produtos, que seja aplicado o sistema LIFO. Assim, basta determinar a fila onde estão os paletes mais antigos, entendendo que sempre haverá uma única fila em que os paletes estão sendo armazenados segundo sua ordem de chegada.

O sistema de armazenagem blocado, portanto, acontecerá dentro do limite de paletes armazenados na fila, ou seja, se estão 10 paletes numa fila, o primeiro que foi armazenado será o último a sair.

Sistema de armazenagem blocado: eficiência no volume armazenado

Com esse método, é preciso determinar uma fila para a entrada dos paletes e outra para a saída, havendo, portanto, condições de utilização do sistema de armazenagem blocado para o produto não perder a validade, se for o caso.

Entendendo que quanto maior for a quantidade de filas, maior será o aproveitamento do armazém em termos de capacidade volumétrica, é necessário também dimensionar a profundidade das filas, mantendo o estoque numa quantidade eficiente, sem deixar de analisar que, quando menor a profundidade, maior será a necessidade de corredores para movimentação da carga, o que também vai reduzir a capacidade volumétrica do armazém.

O sistema de armazenagem emblocado é eficiente quando se tem uma mesma quantidade de produtos, em volume bastante grande para que possa ser aplicado, havendo, portanto, necessidade de um bom planejamento para aproveitar bem o espaço em volume do armazém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *