Sistema de armazenagem: equipamentos utilizados

13 Sistema de armazenagem

O sistema de armazenagem é composto por um conjunto de equipamentos, usados para arrumar adequadamente tanto mercadorias, como matérias primas ou produtos acabados, de forma manual ou mecânica, usando ou não mecanismos para movimentação dos materiais, como empilhadeiras e porta-paletes.

Os equipamentos usados no sistema de armazenagem devem ser aplicados de acordo com o tipo de produto a ser preservado, dentro de uma área disponível e adequada com as condições higiênicas e climáticas, caso se faça necessário.

A determinação do melhor sistema de armazenagem deve levar em conta, antes de tudo, as características dos produtos, considerando seu peso, suas dimensões e a necessidade ou não de equipamentos adequados. Além disso, deve-se considerar também as condições do espaço físico do armazenamento, como, por exemplo, o pé direito e as condições do piso do local, dando especial atenção às condições operacionais, como a seletividade dos produtos e a quantidade de itens a serem armazenados.

O sistema de armazenagem exige cuidados especiais, seja para a guarda de volumes ou para sua movimentação dentro do almoxarifado. Entre os equipamentos utilizados no sistema de armazenagem, há cinco principais, que exigem a atenção dos gestores do armazenamento e da logística de uma empresa:

  • Veículos industriais de transporte;
  • Equipamentos para elevação de transferência dos materiais;
  • Transportadores contínuos de cargas;
  • Embalagens;
  • Recipientes;
  • Estruturas de armazenagem.

Veículos industriais do sistema de armazenagem

Os veículos industriais usados para o sistema de armazenagem podem ser ou não motorizados, sendo usados para movimentação de cargas intermitentes em superfícies e espaços que permitam o transporte e a manobra. Os principais veículos industriais são empilhadeiras, rebocadores, autocarros, guindastes e carrinhos industriais.

Os veículos industriais tanto pode servir para o processo de produção quanto para o sistema de armazenagem, tendo como principal característica a flexibilidade para a carga e a descarga.

Equipamentos para elevação e transferência no sistema de armazenagem

Os equipamentos de elevação e de transferência são usados para mover diversos tipos de cargas dentro do almoxarifado, sendo usados os guindastes fixos, as pontes rolantes, os pórticos e semipórticos e as talhas, aplicados em materiais mais pesados ou volumosos, para transporte a curta distância dentro do sistema de armazenagem.

Transportadores contínuos no sistema de armazenagem

No sistema de armazenagem, os transportadores contínuos são usados para transporte de cargas a granel e para volumes em percursos diversos, sendo formados por leitos onde o material desliza sobre correias ou correntes, acionadas por polias.

Os principais equipamentos são as correias planas ou côncavas, os rodízios, rolos ou esferas, as correntes aéreas ou sob o piso, o elevador de caçamba contínuo e as taliscas.

Embalagens para o sistema de armazenagem

As embalagens são importantes no sistema de armazenagem, tanto para a apresentação quanto para a proteção, movimentação e utilização dos produtos, permitindo que seja manipulado sem danos, devendo ser usada no local de produção, no transporte e no destino final.

A embalagem deve sempre preservar a mercadoria até o seu destino final, a comercialização e o consumo, devendo ser aplicadas tanto para o mercado doméstico, onde são tratadas segundo as normas do próprio país, quanto para o comércio exterior, levando-se em conta o transporte de longa distância, exigindo maior resistência e durabilidade.

Recipientes para o sistema de armazenagem

Os recipientes do sistema de armazenagem são os equipamentos usados para conter as mercadorias estocadas, podendo ser usados os paletes, formados por plataforma de madeira ou aço, destinado a suportar a carga fixada por cintas, ou de contêiner, equipamento construído em material resistente para suportar o uso de forma repetida, gerando maior segurança e rapidez no transporte e permitindo maior facilidade no carregamento e descarregamento.

Estruturas do sistema de armazenagem

As estruturas do sistema de armazenagem são elementos voltados para a paletização e o uso racional do espaço do almoxarifado, devendo atender aos mais diversos tipos de cargas, sendo constituídas por tubos modulares e perfurados, dispostos no formato de estantes, berços ou outros tipos de sustentação, com o objetivo de armazenar adequadamente as mercadorias, mantendo sua integridade.

Os equipamentos para movimentação dentro do sistema de armazenagem são de extrema importância para o bom desempenho das práticas de armazenamento, devendo a empresa buscar as melhores tecnologias para proporcionar maior rapidez e segurança na sua escolha, utilizando as melhores formas, técnicas e condições de armazenagem dentro de qualquer ambiente, obedecendo as condições apresentadas pelos produtos que são armazenados, adequando o ambiente a essas condições.

Uma empresa atual, dentro do modelo de globalização em que vivemos, deve buscar cada vez mais especializar-se no controle das atividades do sistema de armazenagem, seguindo procedimentos que possam otimizar os processos e a utilização de sistemas de informação, dentro de qualquer ramo de atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *