Sistema de armazenagem estante em andares

05 Estante

O sistema de armazenagem estante em andares é um modelo de armazenamento que atende tanto indústrias quanto empresas de outros setores, como metalúrgicas, siderúrgicas, empresas comerciais e todas as que necessitam organizar seus almoxarifados de forma prática e conveniente, evitando perda de tempo na localização dos materiais e rápido atendimento às solicitações.

As empresas, em geral, possuem um grande conjunto de peças, desde as mais leves às mais pesadas, que precisam de locais adequados para seu armazenamento, e a armazenagem estante, montada em andares, é a forma mais lógica e organizada de manter o almoxarifado.

Para cada tipo de peça ou equipamento é necessário um meio de armazenamento, e podemos encontrar nos almoxarifados desde armazenagem por empilhamento, estantes para paletes de profundidade, estantes simples ou duplas, estantes drive-in, estantes drive-thru, sistemas dinâmicos e automáticos, push back, etc. Diante de tantas opções, sempre é preciso analisar e escolher a melhor solução, sempre pensando na conciliação entre o espaço e a praticidade de armazenagem.

Dependendo de cada circunstância, a empresa deve optar pela melhor solução, utilizando entre as ofertas de estantes de armazenagem os modelos mais adequados aos itens que serão armazenados. O ponto fundamental, em qualquer tipo de armazenagem, é atender às características dos itens, a velocidade de giro dentro do almoxarifado e o volume de peças que é necessário armazenar.

As estantes de armazenagem em andares

As estantes em andares são as mais indicadas para armazenagem de itens mais leves, que tenham menor volume e peso, não necessitando de paletes e podendo ser tratadas manualmente, dispensando equipamentos, como no caso de empilhadeiras.

As estantes de armazenagem são montadas com vistas a atender à demanda dependendo dos itens que ali são colocados. Basicamente, encontramos três modelos de estantes, como podemos ver a seguir:

1.      Estantes de grande comprimento

As estantes de grande comprimento são parte do sistema utilizado basicamente para armazenagem de produtos de menor peso, embora com tamanho relativamente maior. Trata-se de uma estrutura intermediária entre as estantes em andares e as estantes para paletes. Os materiais armazenados nesse tipo de estante, em geral, não precisam de equipamentos para serem movimentados, embora o espaço deva ser adequado para eventual movimentação de empilhadeira.

2.      Estantes flow-rack

Nas estantes flow-rack a estrutura é montada para atender a armazenagem de produtos mais leves, em caixas, que podem ser movimentados com mais facilidade. O sistema é montado de maneira que os itens armazenados são colocados em plano inclinado, com trilhos, que permitem deslizar os itens armazenados com rapidez e segurança para os profissionais que atuam no almoxarifado.

3.      Estantes em dois andares

Essas estantes são convencionais, que são montadas em alturas diferenciadas, sendo posicionadas em conjunto, formando corredores e mantendo o acesso à parte superior através de escadas. A maior vantagem desse tipo de estante é a união das principais características de estantes leves, usadas para armazenamento manual, onde os itens são agrupados por sua classificação e utilização, com a possibilidade de aproveitar ao máximo o pé direito do almoxarifado. Essas estantes em andares ainda possuem baixo custo de instalação, sendo convenientes para qualquer almoxarifado.

Organização do espaço com estante em andares

A organização do ambiente dentro do almoxarifado pode contar ainda com a instalação de um mezanino, sobre as estantes em andares, permitindo a duplicação de uma área determinada, dividindo-se o espaço verticalmente. Desta forma, o espaço é ampliado e pode ser utilizado tanto para estante em andares para produtos de menor peso, como para cargas a granel, em caixas soltas.

Como são do tipo estante em andares desmontáveis, o almoxarifado, dependendo da necessidade, tem a possibilidade também de utilizar divisórias, criando ambientes distintos para os diversos tipos de materiais armazenados, principalmente quando se armazena produtos químicos que não podem ser misturados.

Armazenagem eficiente com estante em andares

A principal preocupação para o gestor do almoxarifado e de quem atua diretamente com os produtos é maximizar a superfície e a área do ambiente, permitindo a otimização da velocidade de expedição, já que é preciso atender rapidamente todas as solicitações de forma a não prejudicar a produção.

A conciliação entre o armazenamento e o atendimento deve ser o fator preponderante para a utilização da estante em andares, já que economiza espaço, permite o aproveitamento em altura e profundidade, facilita o acesso aos produtos e não compromete a agilidade necessária ao almoxarifado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *