Sistema de armazenagem estático

Resultado de imagem para Static storage system

Os sistemas de armazenagem podem ser classificados com relação à movimentação interna dos itens guardados como sistema de armazenagem estático e dinâmico.

No sistema de armazenagem estático, os produtos são estocados e não precisam ser movimentados internamente, sendo colocados manualmente ou através de equipamentos de movimentação nas estruturas montadas no almoxarifado, como em porta paletes convencional, nos sistemas drive-in e drive-trough, em escanterias leves ou cantillever, por exemplo.

Sistema de armazenagem estático para produtos leves

O sistema de armazenagem estático para produtos mais leves são geralmente montados com as tradicionais cantoneiras metálicas, também conhecidas como estanterias leves, com o uso de colunas cantoneiras em L, em metal, com perfis de chapa de aço dobrada e perfuradas dependendo da necessidade de utilização, com o uso de prateleiras, que também podem ser fabricadas em chapas de aço dobradas, oferecendo a possibilidade de regulagem da posição em altura, podendo suportar cargas máximas de até 300 kg e volume máximo de 0,5 cm3, distribuídos uniformemente.

Esse tipo de armazenagem estático é, de forma geral, trabalhado manualmente, sem utilização de equipamentos para movimentação, sendo úteis em almoxarifados de peças pequenas, de arquivos inativos ou bibliotecas, entre outros.

A capacidade de carga leve possibilita a movimentação manual, podendo servir para cargas desde as mais leves até o peso máximo de 300 kg.

Sistema de armazenagem estático para produtos pesados

No sistema de armazenagem estático para produtos pesados são utilizadas estruturas mais robustas, mantendo a regulagem vertical dos planos de carga ao longo da altura das próprias colunas, podendo suportar cargas consideradas mais altas e cujo peso exige a utilização de equipamentos para movimentação ou elevação, ou seja, empilhadeiras, transelevadores e pontes rolantes.

Para o sistema de armazenagem estático de cargas pesadas, as estruturas podem variar de acordo com a seletividade desejada, oferecendo maior ou menor facilidade de acesso às cargas armazenadas, de acordo com a ordem de entrada e de saída exigidas pela produção ou utilização, e com aproveitamento do volume de armazenagem pretendido.

As estruturas de porta paletes são as mais utilizadas no sistema de armazenagem estático para cargas pesadas, já que a carga normalmente suportada pelos paletes é de 800 kg, devendo ser projetadas e dimensionadas para atender o tipo e as medidas dos paletes com a distribuição da carga sobre os mesmo, além do pé direito e do volume de área disponível, devendo atender também o tipo de operação exigido para as cargas.

Nesse sistema de armazenamento estático a movimentação é feita somente na entrada e na saída das cargas, o que também vai determinar as medidas dos corredores e o número de níveis utilizados em cada módulo.

A estrutura para o sistema de armazenagem estático mais conhecida e utilizada é uma estrutura pesada, que mantém grande funcionalidade e praticidade, sendo também um estrutura que gera melhor custo por cada palete estocado, se comparada a outros tipos de armazenagem existentes.

O porta paletes convencional pode ser armazenado e retirado individualmente, usando empilhadeiras, podendo ser empregado também para armazenagem de itens não paletizados, usando outros acessórios que são específicos para adaptação nas longarinas, variando o acessório de acordo com o tipo de item que está sendo estocado.

Dependendo da necessidade, o sistema de armazenagem estático pode ter também revestimentos de madeira ou de metal sobre as longarinas.

Sistema de armazenagem estático com planos

Também geralmente usados em sistema de armazenagem estático manual, os planos de madeira ou de metal revestem as longarinas das estruturas de porta paletes convencional, sendo montados com apoio sobre as longarinas.

Esse modelo de sistema de armazenagem estático normalmente é aplicado para estocagem de caixas e produtos a granel, como em setores do ramo atacadista, ou de materiais de construção, que podem usar o sistema misto, com armazenagem manual ou com armazenagem para paletes.

Nos planos aramados do sistema de armazenagem estático podem ser encontradas as mesmas características de uso dos planos de madeira ou de metal, havendo, no entanto, aberturas que foram uma grade sobre as longarinas, sendo mais utilizados para armazenagem de caixas plásticas ou metálicas, com peças relativamente pesadas.

Sistema de armazenagem estático com porta paletes triangular

No sistema de armazenagem estático com porta paletes triangular é utilizada uma estrutura ainda pouco divulgada ou aplicada no mercado. O sistema utiliza uma estrutura de armazenagem estática montada com módulos independentes articulados, o que facilita a remoção das estruturas quando descarregadas.

Esse modelo de armazenagem não aplica o uso de corredores centrais, sendo mais utilizado para armazenagem de peças e equipamentos por tempo relativamente mais longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *