Sistema de armazenagem mezanino

10-sistema-mezanino

O sistema de armazenagem mezanino pode ser dimensionado de acordo com a sobrecarga necessária no almoxarifado, permitindo ser utilizado para armazenagem de materiais ou até mesmo para área de trabalho.

No sistema de armazenamento mezanino há a possibilidade de melhor aproveitando da altura útil dentro do almoxarifado, dividindo o espaço em dois ou mais níveis, já que se trata de sistema modulado, com a vantagem de rápida montagem, podendo também ser aplicado em diversos tipos de pisos, permitindo a instalação de paralelas instaladas entre as estruturas de armazenagem e gerando melhor aproveitamento para as áreas de picking.

O sistema de armazenagem mezanino, portanto, pode duplicar através de uma plataforma, ou triplicar, utilizando duas plataformas, a superfície de armazenam de naves e espaços, podendo se elevar a carga através de máquinas de movimentação manual ou através de elevadores, além de, se o tipo de carga o permitir, trabalhando manualmente com as cargas.

Sistema de armazenagem mezanino: vantagens

A instalação do sistema de armazenagem mezanino possibilita a melhor solução para aproveitamento do espaço disponível, permitindo ocupar toda a superfície ou somente as zonas mais altas do local. É um sistema totalmente desmontável e reutilizável, podendo se modificar sua estrutura, suas dimensões ou seu posicionamento.

Conheça as vantagens do sistema de armazenagem mezanino:

  • Possibilidade de multiplicar a superfície dos galpões e locais de armazenagem;
  • Adaptação às necessidades concretas de cada empresa, mediante à grande variedade de medidas, de tipos de pisos e de sistemas construtivos;
  • Facilidade de montagem de forma rápida e simples;
  • Complementação com outros sistemas de estantes existentes no local.

O termo mezanino é derivado da palavra em italiano, “mezanino”. Na arquitetura, o mezanino é o nome dado a um grau de elevação montado entre o piso térreo e o piso superior, ou cobertura do local. Vale lembrar que, ao implantar um sistema de armazenagem mezanino, ele não entra na contagem dos andares da edificação, servindo, porém, para que os arquitetos se utilizem dele por motivos funcionais ou, em residências, até mesmo com objeto de adorno.

Ao ser aplicado em armazenamento, o sistema de armazenagem mezanino é, de forma geral, construído em aço inoxidável de alta resistência, já que esse material é à prova de fogo e resistente à corrosão e ao ataque de roedores.

Em muitos locais, em virtude do tipo de carga armazenado, pode ser utilizada a madeira ou qualquer material menos resistente, embora não sejam muito recomendados por especialistas em arquitetura industrial.

Dependendo do tamanho e da altura do almoxarifado ou do armazém, pode ser aplicado o sistema de armazenagem mezanino conhecido como vertical duplo, onde um segundo mezanino é instalado sobre o primeiro, criando dois pisos para a armazenagem do estoque.

Nesse caso, o pavilhão deve ter a altura suficiente para comportar o mezanino duplo e sua estrutura deve ser obrigatoriamente montada com aço inoxidável, podendo, desta maneira, suportar o peso dos materiais, que será muito maior no que num sistema de armazenagem mezanino simples.

As empresas que possuem pavilhões exclusivos para armazenamento de materiais podem também fazer a opção de reservar o armazenamento de materiais na parte inferior e utilizar a parte superior, ou propriamente o mezanino, para montar a administração do armazém, obtendo, dessa forma, visão mais ampla do que ocorre dentro da estrutura física da organização.

Sistema de armazenagem mezanino: praticidade

A principal característica do sistema de armazenagem mezanino é sua praticidade, já que apresenta um desenho simples, com a instalação podendo ser adequada a diversos tipos de carga ou para a instalação de escritórios, otimizando ainda mais o espaço destinado ao armazenamento.

O sistema de armazenagem mezanino também possui características destinadas à segurança, com a instalação de corrimãos, de portas e escadas, ou seja, montando uma instalação segura numa estrutura totalmente desmontável, facilitando também a ampliação, a remoção ou a alteração do sistema aplicado quando isso se tornar necessário.

Existe, por fim, a possibilidade de combinar sistemas já existentes com o sistema de armazenagem mezanino, trazendo soluções mais econômicas para a empresa. Desta maneira, por exemplo, pode se instalar uma plataforma de seleção de pedidos, combinando prateleiras, com plataformas de armazenamento. A construção pode ter vários andares, dependendo da altura do armazém, podendo os trabalhadores utilizar os vários níveis simultaneamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *