Sistema de armazenagem por empilhamento

07-empilhamento

O sistema de armazenagem por empilhamento é bastante simples, consistindo em colocar as unidades de carga em pilhas nas prateleiras de armazenamento. O sistema é adotado quando é necessário armazenar grandes quantidades de produtos, sendo possível empilha-las dentro de uma altura razoável, não permitindo que haja esmagamento.

A aplicação do sistema de armazenagem por empilhamento é muito aplicada para armazenar bebidas, alimentos, eletrodomésticos e outros produtos, utilizando maior espaço e não tendo um maior investimento para o sistema.

Trata-se de um sistema de armazenagem muito prático, já que, quando se faz a retirada de um determinado lote de produto, durante um ciclo de armazenagem, vão surgir espaços vagos que, no entanto, não podem ser preenchidos por lotes diferentes até que todas as cargas sejam retiradas da fila, conseguindo-se implantar uma rotação do sistema FIFO de armazenagem, ou seja, “first in, first out”.

O sistema de armazenagem por empilhamento tem como principal característica a profundidade de fila de armazenagem, onde o número de filas de armazenagem necessárias para um determinado lote é colocado em pilha

Segurança no sistema de armazenagem por empilhamento

Para o sistema de armazenagem por empilhamento é importante manter e conseguir um bom nível de segurança ao armazenar os produtos, com empilhamento e disposição de materiais e equipamentos de forma adequada.

É preciso ter atenção ao planejamento do que será armazenado e dos meios a fazer esse armazenamento, utilizando os recursos disponíveis e garantindo a segurança do pessoal responsável pelo estoque em primeiro lugar.

No sistema de armazenagem por empilhamento algumas regras não podem ser esquecidas, como podemos destacar a seguir:

  • A formação de pilhas no sistema de armazenagem por empilhamento, quando não executadas de forma correta, poderá trazer graves acidentes, inclusive envolvendo vidas humanas, além dos naturais prejuízos materiais. Para evitar problemas devemos sempre considerar as operações de armazenamento recomendadas.
  • Para o sistema de armazenagem por empilhamento é necessário, antes de armazenar os materiais, certificar-se de que o local onde os itens serão depositados seja plano, sólido e possua a resistência necessária para suportar o peso bruto dos materiais que serão empilhados. O peso do equipamento ou mercadorias nunca deve ser superior à resistência da base.
  • O sistema de armazenagem por empilhamento não permite, segundo as normas, que qualquer tipo de material seja apoiado nas paredes ou que se faça o armazenamento de materiais incompatíveis entre si.
  • O armazenamento de materiais ou de equipamentos deve ser feito de forma a não prejudicar a iluminação e a ventilação, permitindo bom trânsito pelo local, sem obstruir o acesso a saídas de emergência ou a outros locais necessários no armazém, como hidrantes ou sistemas de combate a incêndio.
  • Para empilhamento de bobinas no sistema de armazenagem por empilhamento é necessário usar calços para evitar a rolagem dos materiais.
  • Ao se fazer empilhamento manual, os materiais não poderão ter pilhas maiores de 2 metros de altura.
  • A base de empilhamento não pode manter contato com locais úmidos ou encharcados, evitando contaminação ou apodrecimento das bases para não provocar a instabilidade do empilhamento.
  • Materiais tóxicos ou combustíveis devem ser armazenados em local apropriado, longe de outros de uso pessoal ou de alimentos.

Os cálculos para o sistema de armazenagem por empilhamento

O sistema de armazenagem por empilhamento pode ser feito sem estoque de segurança ou mantendo um número mínimo para haver a segurança no abastecimento, principalmente quando se tratar de loja de varejo, como um supermercado.

O melhor método para manter um estoque de segurança é utilizando um sistema informatizado, registrando devidamente as entradas e saídas do estoque e não permitindo que a quantidade mínima seja menor do que a média dos últimos meses, permitindo que o fornecimento seja constante e sempre com produtos dentro do prazo de validade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *