Sistema de armazenagem porta paletes

No sistema de armazenagem porta paletes todos os equipamentos foram desenvolvidos para otimização do espaço, aplicando a armazenagem verticalizada, um método usado para a estocagem de maior variedade de produtos.

O sistema de armazenagem porta paletes permite acesso mais rápido e direto, com o uso de empilhadeiras, garantindo maior velocidade na movimentação. Toda a estrutura do sistema pode ser adaptada facilmente para armazenagem de cargas leves ou pesadas, permitindo sua customização para o atendimento das mais variadas necessidades.

Principais equipamentos do sistema de armazenagem porta paletes

Entre os principais equipamentos para a montagem do sistema de armazenagem porta paletes podemos destacar os seguintes:

Longarinas

As longarinas são vigas instaladas no sistema de armazenagem porta paletes para a distribuição do peso dos materiais ema estoque, colocadas entre as colunas e não permitindo sobrecargas.

As longarinas são divididas em três modelos principais:

  • Perfil sigma simples;
  • Sigma enrijecido;

Dependendo do sistema instalado, podem ser usados outros modelos, como o perfil U, entre outros, utilizando como material o aço estrutural, com dimensionamento deve obedecer às especificações estabelecidas na norma NBR 14762, “Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio”.

Garras

No sistema de armazenagem porta paletes, as garras são o equipamento destinado a fazer o encaixe das longarinas às colunas. Em cada garra é instalado um parafuso de segurança com porca para evitar acidentes e melhorar a estabilidade da estrutura.

O formato da garra deve ser compatível com os modelos de estrutura oferecidos pelo mercado, garantindo que a estrutura mantenha sua estabilidade, suportando o peso dos materiais armazenados.

Colunas

Para oferecer sustentação ao sistema de armazenagem porta paletes são utilizadas colunas, adequadas para oferecer resistência à compressão apresentada pelo peso dos paletes, gerando maior estabilidade para o conjunto. As colunas devem ser adaptadas ao projeto do sistema para oferecer segurança.

Travessas e diagonais

O sistema de armazenagem porta paletes utiliza as travessas e diagonais como elementos estruturais, que são fixados na estrutura de porta paletes, entre as abas das colunas, proporcionando maior resistência à compressão e garantindo a segurança para os itens armazenados e para os operadores.

Sapata

A sapata é também conhecida como placa base no sistema de armazenagem porta paletes, sendo fixada na parte inferior da coluna da estrutura, servindo para aumentar a área de contato da estrutura com o piso.

Sua função é agir como um distribuidor de peso, evitando que a pressão provocada sobre a coluna possa prejudicar o piso. Sua fixação no solo é geralmente feita com chumbadores, evitando que, no caso de uma colisão, o centro de gravidade da coluna possa se deslocar, situação que poderia gerar o colapso em toda a estrutura.

Calços

Os calços são instalado no sistema de armazenagem porta paletes entre a sapata e o piso, permitindo nivelar a estrutura e corrigir pequenas inclinações ou instabilidades que possam ser provocadas por qualquer irregularidade no piso.

Distanciador central

Entre os montantes do sistema de armazenagem porta paletes é fixado o distanciador central, um elemento que aumenta a estabilidade do conjunto, reduzindo o deslocamento horizontal que pode ser provocado pelos equipamentos de movimentação de carga.

Distanciador de parede

O distanciador de parede é o equipamento que serve para dar maior estabilidade ao sistema de armazenagem porta paletes, devendo ser instalado da mesma forma que o distanciador central, fixando-se na parede entre o montante e a parede ou coluna da edificação.

Perfil

O perfil é uma peça recomendada para o uso de um sistema de armazenagem porta paletes mais elevado, quando a estabilidade pode ser comprometida. O perfil deve ser instalado no alto do montante central, havendo a necessidade de fixação por suporte com parafusos para oferecer a amarração entre os módulos monofrontais, podendo também ser fixados nas paredes do armazém.

Planos

Os planos são peças com revestimento, que podem ser metálicos, antiderrapante com alto relevo ou grelhada, contendo alto relevo e frestas para aumentar a ventilação, a iluminação e a passagem de água na ocorrência de incêndio.

Utilizados para armazenagem de cargas fracionadas ou paletizadas, os planos também podem ser feitos em madeira MDF ou compensado naval, fixados na estrutura com perfil Z ou parafusados.

A estrutura do porta paletes

Da mesma forma que as estantes, o sistema de armazenagem porta paletes pode também receber pavimentos, mezaninos ou passarelas entre os corredores, com a instalação de escadas para acesso aos andares ou de elevadores.

Dessa forma, o sistema oferece operações manuais ou através de equipamentos de movimentação de carga, garantindo um bom sistema de armazenagem, com menor custo e maior eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *