Sistema de armazenagem porta paletes: economia no almoxarifado

Para que uma empresa possa funcionar de forma adequada, ela precisa de organização, principalmente quando precisa manter estoques de mercadorias, insumos ou matérias primas. O sistema de armazenagem porta paletes é a solução perfeita para manter a organização do almoxarifado.

Em grande parte das vezes, o material que deve ser armazenado não cabe dentro do espaço reservado para o estoque e para sua correta conservação. Nesse momento é que a gestão de logística direcionada ao estoque deve ser revista, uma vez que a distribuição mal feita de produtos, matérias primas e insumos pode acarretar uma série de prejuízos para a empresa.

O sistema de armazenagem porta paletes é o mais eficiente para evitar qualquer tipo de problema no estoque de materiais. O sistema é um tipo de estante dos mais eficientes para a organização e para a logística, sendo de instalação bastante simples e intuitiva, não precisando de acessórios ou parafusos, podendo ser montado por um colaborador da empresa, sem necessidade de contratação de profissionais externos.

Além disso, o sistema de armazenagem porta paletes é o ideal quando há necessidade de otimizar os espaços dentro do almoxarifado, permitindo a correta distribuição dos paletes, evitando acidentes de trabalho e garantindo a segurança dos operadores. O sistema ainda ajuda na preservação dos materiais, evitando contato direto com o chão e com umidade.

Com o sistema de armazenagem porta paletes, o fluxo de produtos dentro do armazém se torna mais ágil, trazendo resultados diretos para a produção e para o atendimento a clientes e fornecedores.

Com tudo isso, a implementação de um sistema de armazenagem porta paletes oferece muito mais do que uma simples organização.

O sistema de armazenagem porta paletes e suas características

A verticalização permitida pelo sistema de armazenagem porta paletes oferece mais espaço e reduz custos para a empresa. As estruturas porta paletes funcionam como prateleiras, sendo constituídas por pares de vigas encaixadas em colunas, com modelos que também permitem a regulagem da altura.

Entre as principais características e vantagens do sistema de armazenagem porta paletes, vale lembrar os seguintes:

  • Maior facilidade na localização e movimentação dos paletes, sem necessidade de movimentar os adjacentes;
  • Adaptação a maior número de itens e produtos;
  • Possibilidade de rearranjos para acomodação de cargas de alturas variáveis através da mudança de vigas de carga;
  • Melhor adaptação a cargas de rotação mais alta dentro da empresa;
  • Estruturas que podem ser facilmente montadas e desmontadas;
  • Sistema compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação;
  • Proteção às mercadorias estocadas evitando compressão e outros danos;
  • Melhor aproveitamento do espaço, já que não há limite de altura, desde que al alcance das empilhadeiras.

Tipos de sistema de armazenagem porta paletes

O sistema de armazenagem porta paletes pode servir tanto para cargas leves quanto pesadas, sendo dimensionado e projeto considerando-se o tipo e as medidas dos paletes que serão estocados, com a carga distribuída sobre os mesmos, considerando-se a área e o pé direito disponível, o tipo de operação e os equipamentos usados para movimentação das cargas, podendo determinar as medidas de corredores, número de níveis por módulos e adequação do armazém ao próprio sistema.

Basicamente, o sistema de armazenagem porta paletes pode ser de dois tipos:

Convencional

O sistema de armazenagem porta paletes convencional é uma estrutura para armazenagem mais pesada e estática, sendo essa a mais utilizada pelas empresas em razão de sua grande praticidade e funcionalidade.

Se comparado a outros tipos de estrutura, o sistema convencional é o que oferece o menor custo por palete armazenado, permitindo sua armazenagem e retirada de forma individual, através de empilhadeiras que se movimentam pelos corredores.

Dinâmico

No sistema de armazenagem porta paletes dinâmico, os planos de carga estáticos são substituídos por pistas de roletes com ligeira inclinação, colocados de forma descendente no sentido da entrada para a saída. O seja, trata-se de um sistema derivado do drive thru, com o palete entrando pelo lado do carregamento, movimentando-se através da força da gravidade para o lado descendente.

A estrutura dinâmica reduz a perda de tempo nas operações de separação de requisições, através da colocação de todas as peças em uma única esteira de separação, tornando o trabalho mais rápido e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *