Sistema de armazenagem porta paletes

04-sistema-porta-paletes

O sistema de armazenagem porta paletes pode trazer muitas vantagens para a estocagem de produtos em almoxarifados ou armazéns, com diversas alternativas para organizar com mais eficiência e aumentar a segurança dos produtos armazenados.

A instalação do sistema de armazenagem porta paletes é uma das mais simples e mais baratas, oferecendo acesso mais rápido aos itens e proporcionando separações mais otimizadas, com maior capacidade de estocagem.

A taxa de ocupação no sistema de armazenagem porta paletes pode aumentar em até 40% a área de armazenagem de qualquer área destinada a almoxarifado, armazenando qualquer tipo de material com possibilidade de até 4 mil kg/f por palete ou por plano de armazenagem.

A estrutura do sistema de armazenagem porta paletes é montada para otimizar verticalmente a armazenagem dos mais diversos produtos, sendo dimensionadas de acordo com a capacidade de carga que deverão suportar. As prateleiras podem receber paletes , oferecendo uma estrutura de apoio necessária para o empilhamento de produtos em alturas maiores do que se os paletes fossem empilhados uns sobre os outros.

Vantagens do sistema de armazenagem porta paletes

Entre as vantagens do sistema de armazenagem porta paletes, vale a pena destacar as seguintes:

1.      Proteção dos produtos armazenados

As prateleiras e os planos eliminam as forças de esmagamento sobre os produtos, protegendo-o e mantendo suas características originais.

2.      Organização do armazém

Cada palete é estocado em locais exclusivos, podendo ser o sistema de armazenagem porta paletes indicado para qualquer todos os tipos de armazenamento. Empresas que recebem ou expedem produtos em cargas paletizadas podem fazer uso do modelo para conseguir maior agilidade e segurança às unidades durante o carregamento e transporte de produtos.

Os paletes são colocados na estrutura do sistema de armazenagem porta paletes com o uso de empilhadeiras ou transelevadores, podendo suportar desde pequenos volumes até cargas com mais de 2,5 toneladas.

Acessórios no sistema de armazenagem porta paletes

No sistema de armazenagem porta paletes podem ser aplicados diversos tipos de acessórios. Entre eles, podemos dar atenção aos seguintes:

  • Transversinas, que permitem que os paletes sejam estocados com o apoio em outro sentido que não o de frente;
  • Plano H, que permite que sejam estocados em profundidades diferentes;
  • Porta skids, sistema usado para viabilizar a estocagem de paletes especiais ou de caçambas.

O sistema de armazenagem porta paletes também pode apresentar soluções diferenciadas, com túneis para circulação de empilhadeiras ou layouts que apresentam colunas de armazéns, trazendo maior facilidade às operações de movimentação.

Ainda entre os acessórios, é possível instalar no sistema de armazenagem porta paletes alguns para aumentar a segurança dos equipamentos, protetores para colunas contra eventuais choques com empilhadeiras, guard rails, esquis para apoio dos paletes e longarinas centrais, entre outros, que aumentam a segurança dos paletes nos diversos planos.

Para uma empresa que instala o sistema de armazenagem porta paletes, é possível ter acesso mais rápido a qualquer palete armazenado em qualquer movimento, sem a necessidade de movimentar outras cargas. O sistema também trabalha com posições ficas, tornando mais fácil a aplicação de sistemas informatizados para controle de estoque.

O custo do sistema de armazenagem porta paletes também é menor do que outros sistemas, mantendo um valor de revenda condizente com o de custo na necessidade de troca de qualquer peça ou acessório.

Além disso, o sistema possui baixo custo de manutenção, já que sua estrutura metálica é resistente e leve, tornando o conjunto mais versátil, que pode ter sua configuração alterada com bastante facilidade e, com tudo isso, ainda presentando longa vida útil.

Os cuidados necessários ao sistema de armazenagem porta paletes são com relação à altura do armazém e ao aproveitamento do espaço vertical. Em alturas superiores a nove metros, torna-se necessário o uso de equipamentos específicos, com limitações de cargas para evitar acidentes e manter o grau de segurança no armazém. Havendo esses cuidados, evita-se a ocorrência de acidentes com empilhadeiras, principalmente em virtude do tipo de material aplicado nas estruturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *