Sistema de armazenagem rack

10-sistema-de-armazenagem-rack

O sistema de armazenagem rack pode ser montado em uma estrutura metálica, com pequenos roletes estabelecendo o plano inclinado para que as cargas possam deslizar através da gravidade.

O rack, de forma geral, é aplicado no sistema flow-rack, ideais para armazenagem, com picking de caixas contendo produtos para separação de pedidos. O sistema de armazenagem rack aplica o sistema seletivo FIFO, ou seja, First-in, First-out, onde o primeiro produto que entra é o primeiro que sai na bandeja de apresentação do plano inclinado.

No sistema de armazenagem rack são usadas caixas que, em conjunto com as linhas de transportadores contínuos, permitem o armazenamento de produtos que serão embalados para serem, em seguida, expedidos.

As caixas são colocadas em sequência em um lado e retiradas no outro lado, onde, então, são esvaziadas para que os produtos sejam embalados nas linhas de transportadores.

No projeto do sistema de armazenagem rack é preciso dimensionar os acessórios, garantindo maior fluidez nas mercadorias e proporcionando maior produtividade para os operadores do sistema, como, por exemplo:

  • Dimensões da caixa, com as medidas da frente, da profundidade e da altura;
  • Número de planos por módulo;
  • Número de caixas por plano;
  • A carga para cada caixa, em kgf;
  • Quantidade de caixas que devem ser armazenadas.

Sistema de armazenagem rack, aproveitando a altura disponível

O sistema de armazenagem rack também permite o melhor aproveitamento da altura disponível no almoxarifado, já que podem ser empilhados e transportados sem qualquer dificuldade e sem transferir o peso total para as mercadorias, já que tudo deve ser feito através de sistemas de elevação e transporte.

O sistema de armazenagem rack comporta diferentes tipos, cada um adequado para um tipo de produto que precisa ser armazenado. Trata-se de um sistema bastante utilizado em indústrias de alimentos e de laticínios, em razão de sua praticidade.

Outros tipos de indústria conseguiram adaptar o sistema de armazenagem rack, atendendo hoje a indústria de diversos segmentos, mantendo melhor organização do almoxarifado e armazéns e melhorando também as instalações da empresa, de uma forma geral.

Com essa evolução, os fabricantes de rack também adequaram seus produtos, oferecendo racks em diversos tipos de material e modelos. Já que possuem maior densidade, as estruturas permitem melhor manuseio, com mais facilidade e ajudam no transporte dos materiais, gerando aumento de produtividade.

Estabelecendo o sistema de armazenagem rack é possível também gerar maior eficiência aos sistemas de distribuição, podendo economizar no planejamento de rotas, tornando o trabalho ergonomicamente mais saudável para os trabalhadores.

Sistema de armazenagem rack: principais tipos utilizados

Veja, a seguir, alguns dos principais tipos e modelos usados pelas empresas no sistema de armazenagem rack:

  • Sistema de armazenagem rack tipo tainer: o tipo de rack tainer é monobloco e autoempilhável, com um rack se encaixando dentro do outro. O sistema apresenta grande capacidade de carga e empilhamento, trazendo a vantagem de eliminar os corredores. É ideal para quem trabalha no sistema de armazenagem paletizado e muito aplicado no mercado para transporte de alimentos já embalados, como produtos alimentícios, por exemplo.
  • Sistema de armazenagem rack tipo aramado: esse modelo é totalmente desmontável, não exigindo uso de ferramentas para sua montagem e desmontagem, podendo ser também empilhados e usados para o transporte de produtos a granel. Alguns modelos apresentam portas articuladas, possibilitando manusear os produtos em racks inferiores sem necessidade de mover os superiores.
  • Sistema de armazenagem rack tipo coluna tubular: este modelo é desmontável e autoempilhável, sendo de fácil montagem, também sem necessidade do uso de ferramentas. O tipo coluna tubular é aplicado nas saídas de linha de produção pelas indústrias para transporte até a área de armazenamento e expedição.
  • Sistema de armazenagem rack do tipo desmontável: um modelo também autoempilhável, resistente e ideais para blocagem, otimizando espaços de maneira a garantir maior armazenamento, já que se trata de armazenagem vertical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *