Sistema de armazenagem: tecnologia aplicada

16 Sistema de armazenagem

Um sistema de armazenagem deve ser criado utilizando as tecnologias adequadas para que possa funcionar dentro das necessidades empresariais. Para manter um sistema de armazenagem adequado é necessário que a empresa tenha os cuidados na conservação dos itens, na fluidez dos mesmos para armazenamento e distribuição e na adequação do ambiente para atender esses quesitos.

A melhor solução é utilizar uma boa tecnologia no sistema de armazenagem, encontrando os meios para que o almoxarifado deixe de ser apenas um local para guardar itens exigidos pelo processo produtivo, tornando-se um ambiente dinâmico que seja útil para a empresa e o apoio exigido pelos processos de produção.

É evidente que o empresário e os gestores do sistema de armazenagem devem levar em conta todas as variáveis antes e tomar a decisão de optar por um ou outro processo operacional de armazenamento de mercadorias e de produtos no seu sistema logístico.

Para considerar a tecnologia que deve ser aplicada no sistema de armazenagem, deve-se pensar, antes, que o armazenamento deve ser visto como uma administração do espaço disponível para a manutenção dos estoques, ou seja, é necessário que os gestores tenham conhecimento de planejamento e o apliquem com os cuidados exigidos, já que é preciso, no sistema de armazenagem, levar em conta algumas condições essenciais para um desempenho satisfatório.

Exigências do sistema de armazenagem

Entre as condições exigidas para a aplicação de tecnologia no sistema de armazenagem, podemos considerar as seguintes como prioritárias:

Espaço físico do sistema de armazenagem

A dimensão do espaço físico é essencial para manter a compatibilidade do sistema de armazenagem, analisando o fim a que se destina e a forma como facilitar as operações internas de movimentação dos itens armazenados e dos meios de transporte utilizados para sua movimentação.

Localização do sistema de armazenagem

A estrutura destinada ao sistema de armazenagem deve ter como prioridade sua localização geográfica, possibilitando fácil acesso para beneficiar a movimentação dos meios de transporte, seja para recebimento ou para entrega dos itens solicitados.

Distribuição dos itens no sistema de armazenagem

A utilização da estrutura do sistema de armazenagem deve estar adequada às necessidades da empresa e das características dos produtos ali guardados, buscando otimizar espaços que deem a possibilidade de recepção da maior quantidade com a menor movimentação interna, analisando ainda os melhores meios de transporte no interior do almoxarifado, facilitando o acesso e reduzindo movimentação desnecessária dos profissionais envolvidos na operação, reduzindo também pontos de refugos e possibilidade de retrabalho.

Tecnologia de informação no sistema de armazenagem

A tecnologia aplicada para o gerenciamento do sistema de armazenagem deve atender a atividade desenvolvida, buscando manter a eficiência nos controles de recebimento e de expedição, de localização de itens, de transferência de produtos e de conferência dos mesmos.

Recursos humanos no sistema de armazenagem

Um dos itens de custos mais altos de qualquer empresa é a área de recursos humanos e, desta maneira, a empresa deve manter no sistema de armazenagem pessoal qualificado, que seja treinado constantemente e que possa contribuir para que o processo produtivo não tenha falhas.

Sistema de armazenagem e seu impacto nos custos de produção

O sistema de armazenagem deve ser analisado com uma parte do processo produtivo, já que sua manutenção causa impacto direto nos custos do empreendimento, o que exige que seja munido de uma tecnologia apropriada.

Num sistema de armazenagem moderno é necessário considerar a autonomia que o processo produtivo pode ganhar sobre o mercado concorrente, utilizando-se de equipamentos e de outras variáveis que conciliem as necessidades empresariais, criando condições para oferta e demanda, estabelecendo o auxílio estratégico da linha produtiva e mantendo o apoio comercial para o empreendimento como um todo.

Os investimentos em tecnologia no sistema de armazenagem devem ser feitos dentro de uma análise detalhada, uma vez que o armazenamento deve ter como premissa básica auxiliar na redução dos custos empresariais, não promovendo gastos desnecessários e se mostrando economicamente eficiente para o processo produtivo.

O principal objetivo do sistema de armazenagem é criar condições para que o investimento em matéria prima ou produtos exigidos pelo sistema produtivo esteja adequado aos custos finais dos produtos, mantendo-se dentro de parâmetros anteriormente constatados, evitando que sejam feitas compras acima do necessário ou que haja falta de material.

O sistema de armazenagem, finalmente, deve ser elaborado de forma a manter agilidade no recebimento e na expedição, criando meios eficazes para não interromper a linha produtiva, disponibilizando o exigido no menor tempo possível.

Assim, podemos entender que o sistema de armazenagem é de crucial importância para qualquer empreendimento, devendo ser planejado com todos os cuidados, dentro das necessidades e mantendo um nível de serviço adequado àquilo que a empresa tem como atividade principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *