O Sistema de Armazenagem do Tipo Colmeia

Você já deve ter ouvido falar sobre colmeia de abelhas em algum momento de sua vida, certo? A abelha-rainha, poucos dias após o seu nascimento já está pronta para procriar e procura por um parceiro. Assim que é fecundada, a abelha-rainha procura por um novo lar e para isso, juntamente com as abelhas serviçais, forma a colmeia que servirá de moradia para seus filhotes. Geralmente esse local é um buraco em uma árvore ou até mesmo em alguma casa que julguem apropriada.

Mas agora você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com sistema de armazenagem? Por que estamos abordando a vida das abelhas aqui? A resposta é simples, pois existe um tipo de sistema de armazenagem conhecido como colmeia e tem características similares a moradia das abelhas, recebendo esse nome justamente por isso.

O sistema de armazenagem do tipo colmeia é formado possui uma estrutura destinada para o armazenamento de peças mais alongadas, mas que são carregadas pelos operários industriais de forma manual. E é essa característica, o carregamento feito manualmente, que difere o sistema colmeia do cantillever, que como já vimos aqui também é utilizado para o armazenamento de cargas longas e volumosas.

As empresas metalúrgicas são as que mais utilizam sistema colmeia para armazenagem de materiais usados nos setores de produção. Empresas que usinam barras de aço, por exemplo, precisam um local para armazenar esses artefatos e as colmeias são perfeitas para essa atividade. Conforme já dito, a colocação e retirada desses materiais é feita manualmente e é por isso que as colmeias não são empilhadas e nem colocadas em locais altos.

Além das metalúrgicas, as empresas do setor moveleiro também estão aderindo ao uso das colmeias, pois as tábuas de madeira também são compridas e precisam ser armazenadas em um local que não ocupe muito espaço.

Assim como os favos de mel ficam acoplados nos espaçamentos das colmeias feitas pelas abelhas, as peças utilizadas podem ficar armazenadas de forma organizada nos ambientes industriais. O que vimos aqui é só um dos inúmeros casos das coisas que dão certo na natureza e são adaptadas para nosso conforto e praticidade no dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *