Sistema de Armazenagem e a Distribuição

Sistema de Armazenagem e Distribuição

Atualmente os clientes, consumidores de qualquer produto, são muito exigentes e querem saber tudo que diz respeito ao que estão consumindo. Eles querem saber como ocorre a produção, o planejamento da embalagem a metodologia de disposição, entre outros processos que ocorrem desde a extração da matéria-prima até a venda nas prateleiras das lojas ou supermercados.

Devido a isso, pode-se notar que nos dias de hoje as empresas estão com uma preocupação maior no que se refere a logística, práticas de armazenamento, sistemas de armazenagem e a distribuição. A logística, conforme já foi abordado aqui é uma prática que engloba o controle dos estoques, a movimentação interna e externa dos produtos, expedição, processamento dos pedidos solicitados pelos clientes e a entrega nos pontos de venda. Atualmente existem programas e softwares que auxiliam as indústrias no controle de seus sistemas de logística. Esses softwares são bastante úteis, de modo que organizam o trabalho dos funcionários, otimizam o tempo e fazem com que os processos ocorram de maneira certa, não gerando atrasos na entrega para o consumidor nos produtos e nem afetando na qualidade da mercadoria. Em poucas palavras, a logística visa a diminuição da distância entre o produto e o consumidor.

No caso do setor alimentício, por exemplo, a armazenagem é muito importante. A logística novamente entra em cena nesse caso em específico, pois se esta não for trabalhada, pode ocorrer uma grande perda de produtos em estoques, depósitos e armazéns. Essa perca ocorre quando há acondicionamento dos produtos de forma inadequada ou maus hábitos no armazém.

Fazer uma ordenação correta dos produtos é importante para as organizações para que as empresas possam garantir que o produto chegue até o consumidor final. Existem duas formas de se fazer essa ordenação. A primeira delas, conhecida como venda direta é caracteriza por não usar nenhum intermediário no decorrer do processo. A outra forma de distribuição é chamada de venda indireta e, nesse caso, o produto e/ou serviço, passa por diversos intermediários até chegar no consumidor final.

Os sistemas de armazenagem e a distribuição também andam juntos quando o assunto é o transporte dos produtos. Vale lembrar, que de acordo com estudiosos da administração, o transporte é uma das atividades mais básicas da logística empresarial e é também onde ocorre a maior concentração de custos das empresas (cerca de 64%), por isso sua relevância de ser bem trabalhado. No Brasil, o principal transporte utilizado é o rodoviário, por seu custo ser bem mais acessível que o aéreo, por isso, as empresas precisam adaptar seus sistemas de armazenagem para o uso em caminhões, que são o principal meio de transporte terrestre.

De uma forma geral, a posição física dos produtos se dá no momento em que eles estão aptos para serem deslocados do local onde estão armazenados é finalizado quando chega ao consumidor final. É este o principal motivo que leva as empresas a trabalharem com sistemas de armazenagem e a distribuição na forma correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *