Sistemas de armazenagem e suas vantagens

14 Armazenagem

Os sistemas de armazenagem podem ser vantajosos, principalmente quando os custos logísticos se tornarem reduzidos para a empresa. A empresa deve considerar que os sistemas de armazenagem geram outras necessidades, como a contratação de pessoal qualificado e equipamentos para o manuseio dos materiais.

No entanto, há que se ver também que os estoques são necessários para redução de custos, seja de transporte ou de produção, e para melhor estabelecer a coordenação entre oferta e procura, ajudando com maior efetividade no processo de produção e de vendas.

Os sistemas de armazenagem, com isso, estabelecem condições para se criar um sistema logístico que, embora tenha o seu custo, é justificável, tornando-se economicamente importante para a empresa.

Com os sistemas de armazenagem, a empresa tem suas principais vantagens na consolidação de cargas, no cross docking e no break bulk.

Sistemas de armazenagem e a consolidação de cargas

Uma das melhores vantagens dos sistemas de armazenagem, a consolidação de cargas propicia a redução do custo de transportes, utilizando-se a capacidade de agrupar cargas, consolidando e expedindo produtos de fornecedores os mais diversos, atendendo ao mesmo tempo um número maior de clientes.

A consolidação de cargas traz substancial econômica na negociação de fretes e custos, agiliza o processo de entrega e reduz o congestionamento tanto no recebimento quanto na expedição. Os sistemas de armazenagem, utilizando a consolidação de cargas, pode manter também a consolidação dos estoques, de veículos, de espaços de armazenamento e atender as sazonalidades.

  • Com a consolidação dos estoques, a empresa estabelece quantidades de armazenagem dependendo da demanda, possibilitando embarques definidos ou cargas completas;
  • Com a consolidação de veículos é possível fazer mais de uma coleta ou entrega, num mesmo veículo, alcançando economia em combustível e tempo;
  • Consolidando o espaço de armazenamento, a empresa pode estabelecer os critérios para pequenos ou grandes embarques, desmembrando melhor os volumes;
  • Na consolidação de sazonalidade é possível estabelecer melhores roteiros para os embarques, atendendo com maior brevidade todas as encomendas.

Sistemas de armazenagem e operações de break bulk e cross docking

As operações conhecidas como break bulk são as vendas no sistema de atacado, enquanto o cross docking são as vendas no varejo, e assemelham-se às operações de consolidação de cargas.

No primeiro caso, quando se trabalha no atacado, a operação é diferenciada, atendendo diversos clientes, sendo importante destacar que as quantidades são separadas e remetidas a clientes individualizados.

Enquanto isso, nas operações de varejo, embora similares à anterior, a carga envolve diversos fabricantes, atendendo também clientes individualizados. No caso de cross docking, a movimentação é de cargas completas, e não fracionadas, o que reduz de forma significativa os custos de processo de suprimento e distribuição.

Nos sistemas de armazenagem cross docking, deve-se combinar estoques de diversas origens, determinando sua entre para um mesmo cliente, sendo esse o sistema mais utilizado pelos varejistas, para reabastecer seus estoques de forma mais rápida, atendendo a rotatividade.

Em todos os casos, no entanto, os sistemas de armazenagem devem atender com a máxima pontualidade, separando os produtos que são recebidos e descarregados no armazém através dos seus destinos.

O cross docking é um processo que deve atender os índices mais elevados de giro de produtos e de sua condição, se perecíveis ou não, uma vez que, grande parte das vezes, os produtos nem são estocados, ou seja, apenas chegam aos armazéns, sendo remetidos diretamente para os pontos de venda, não passando pelo processo de armazenagem.

Os sistemas de armazenagem devem prever redução de tempo, de custos e de área física no centro de distribuição, permitindo, ao mesmo tempo, que os clientes tenham os estoques necessários e consigam disponibilizar seus produtos a todo momento.

Os sistemas de armazenagem devem ser conduzidos em cadeia, atendendo tanto a oferta quanto a procura, sendo de substancial importância para os sistemas produtivos e comerciais de qualquer região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *