Os Sistemas de Armazenagem Estilo Mezanino

A palavra mezanino é derivado do termo em italiano mezzanino e na arquitetura significa um grau de elevação entre o térreo e o piso superior. É importante ressaltar que os mezaninos não entram na contagem dos andares das edificações. Arquitetos de todos os lugares do mundo utilizam do mezanino em suas obras, sejam elas por motivos funcionais ou como um objeto de adorno.

Entender o conceito de mezanino na arquitetura é importante para que possamos entender sua aplicação no ramo industrial. Na indústria, utilizar o mezanino como forma de armazenar seus produtos ou matérias-primas se torna interessante pelo fato de essa opção não ocupar o espaço da indústria, que pode continuar abrigando máquinas, móveis e até mesmo as estações de trabalho dos funcionários.

No que se refere a construção, os sistemas de armazenagem do tipo mezanino, geralmente são construídos em aço inoxidável de alta resistência. Isso é feito pelo fato de esse material ser à prova de fogo e resistente contra roedores como ratos, por exemplo, que poderiam causar danos se o equipamento fosse madeira ou outro material menos resistente. Apesar de em alguns casos o arranjo ser fabricado em madeira, esse material não é tão recomendado pelos especialistas em arquitetura industrial, pelos motivos já citados anteriormente.

Existem ainda um outro tipo de mezanino industrial utilizado por algumas empresas, o que se conhece por armazenamento vertical duplo. Trata-se de um segundo mezanino feito sobre o primeiro, formando dois pisos para a armazenagem de estoque. Obviamente, para fazer isso, deve-se ter um pavilhão com altura ampla para que se possa comportar o mezanino duplo. A estrutura, nesse caso, deve ser obrigatoriamente em aço inoxidável para que possa suportar o peso dos materiais, que será muito maior do que uma obra simples.

Em empresas em que há pavilhões exclusivos para armazenamento, há quem opte também por deixar a parte inferior dos mezaninos reservada para o armazenamento dos materiais e a parte superior é utilizada como escritório ou setor administrativo, assim as pessoas que trabalham na administração do armazém podem ter uma visão ampla do que se passa dentro da estrutura física da organização.

Nos casos em que o mezanino é duplo ou até mesmo triplo, mas com uma distância grande entre as partes, pode-se instalar um elevador industrial para que os operários possam se locomover de um andar para outro com facilidade. O elevador é muito utilizado por industrias que utilizam os sistemas de armazenagem e realizam o processo de picking, pois o profissional que seleciona os objetos precisa percorrer por todos os locais do armazém. Por exemplo, se na separação de um pedido for necessário um produto que se encontra no andar 1 e outro no andar 2, o funcionário do armazém pode se deslocar de um andar para outro com o auxílio de um elevador.

Vimos hoje, que os sistemas de armazenagem estilo mezanino são muito utilizados em armazéns de grande porte e podem ser a solução para armazéns de médio e pequeno porte que desejam ampliar seu espaço de trabalho. Para saber mais informações sobre esse tipo de armazém, clique aqui e leia outra matéria que publicamos sobre o mesmo tema em outra oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *