Os Sistemas de Armazenagem na Indústria Têxtil

Os Sistemas de Armazenagem na Indústria Têxtil

A necessidade de armazenar produtos existe desde o período antes de Cristo, pois foi nessa época que o homem começou a produzir pequenos artefatos, que com o tempo foram se tornando maiores e mais variados e, por isso, surgiram os sistemas de armazenagem. Com o surgimento das casas, o homem passou também a armazenar comida em sua moradia, a fim de evitar ter de colher o mesmo alimento todos os dias, por exemplo.

Tão antiga quantos os equipamentos para armazenamento é a indústria têxtil, que teve início no período colonial. A necessidade de armazenar matéria-prima e até mesmo vestimentas já feitas uniu o ramo têxtil à logística industrial. Isso faz parte também da história do Brasil, pois foi em nosso país que a fabricação de tecidos e roupas ganhou status de indústria. Tudo isso aconteceu no início do período da colonização portuguesa e o período da escravatura. Trabalhadores das fábricas têxtis faziam desde roupas luxuosas usadas pelos proprietários de terra e suas esposas, até vestimentas simples que eram usadas pelos escravos.

Até os dias atuais os sistemas de armazenagem são muito úteis nas empresas de confecção de roupas. Até mesmo a atividade de picking é praticada por essas empresas. Muitas confecções fazem a separação de seus materiais através dessa metodologia, que nesse caso, na maioria das vezes, é do tipo carrossel. Pode-se realizar a divisão dos tecidos e linhas por cor, espessura, tipo de fio, etc. Além disso, a mesma classificação pode ser adotada para produtos já confeccionados e que ficam armazenados até o momento em que são levados aos pontos de venda, onde são comercializados junto ao consumidor final.

Existem diversos modelos de sistemas de armazenagem que podem ser adotados pelas indústrias têxteis, mas o que mais se utiliza nesse segmento é o sistema de armazenagem do tipo carrossel. Isso se dá pelo fato de esses equipamentos serem compactos, podendo armazenar de forma mais organizada algumas peças dos segmentos que são miudezas como retrós de linhas, etc.

Gerenciar os estoques em indústrias do ramo têxtil tem sido um grande desafio para profissionais da logística e os sistemas de armazenagem são aliados para tornar essa atividade mais prática, ágil e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *