A Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Armazenagem

Tecnologia da Informação e Sistemas de Armazenagem

Conhecidos também pela nomenclatura em inglês Warehouse Management System, os Sistemas de Armazenagem WMS estão ligados à tecnologia da informação, sendo que essa, muito contribui para o bom funcionamento do processo de armazenagem na indústria.

Já falamos de logística em diversas oportunidades aqui no site. Trata-se de um processo que teve origem ainda no início da revolução industrial, quando o homem começou a produzir em grande escala, gerando um excedente nos produtos fabricados. Há autores, porém, que datam o início da logística ainda na época do feudalismo, quando os senhores feudais ordenavam que seus súditos produzissem mais do que necessitavam para realizar trocas com senhores de outros feudos.

A logística moderna apresenta diversas novas situações para quem dela faz parte, entre elas o uso da tecnologia da informação, que passou a ser fundamental para processos logísticos mais complexos, principalmente aqueles que utilizam do sistema de armazenagem WMS.

Antes de nos aprofundarmos no tema tecnologia da informação e sistemas de armazenagem, é necessário entender de fato o que é e como funciona a tecnologia da informação, conhecida no meio por TI. De acordo com teóricos da área, a TI engloba as formas de aplicação correta dos instrumentos de automação, comunicação e informática, bem como, o alinhamento destes com a gestão da empresa, objetivando o crescimento da competividade com outras organizações do mesmo segmento de atuação.

É notável que a tecnologia da informação proporcionou grandes progressos para diversos campos do conhecimento. Tais progressos, refletem em grandes mudanças comportamentais nos indivíduos. Agora você deve estar se perguntando: O que a tecnologia da informação tem a ver com os sistemas de armazenagem?

A resposta para esse questionamento é muito simples, pois as técnicas de TI podem gerar um aumento de até 60% na produtividade de um armazém. Além de que, existe outro fator animador para os empresários que investem em tecnologia da informação aplicada aos sistemas de armazenagem, pois esse tipo de esquema de automação representa um custo baixíssimo, algo em torno de 1% do valor total investido em um armazém. Exemplos de esquemas de tecnologia da informação aplicada em armazéns são:

Esteiras Motorizadas: sistemas de esteiras motorizadas e conectadas à dispositivos digitais que permitem seu funcionamento através de comandos numéricos computadorizados (CNC). Essas esteiras permitem que as mercadorias ou produtos sejam transportados pelo armazém ou entre uma área e outra, conforme vimos aqui;

Radiofrequência: linguagem radiofônica utilizada através de aparelhos como walk talks, que proporcionam a comunicação entre uma área e outra do armazém sem que os profissionais necessitem se deslocar de um ambiente para outro para falar com um colega que atua em outra localidade. Geralmente, os técnicos em TI programam os aparelhos para que tenham um amplo alcance, facilitando assim o trabalho dos responsáveis pelo catalogação e separação de produtos ou pedidos, conforme exige a demanda do armazém;

Picking Automático: a TI também é aplicada no armazém nos sistemas de picking automático, como o voice-picking, por exemplo, no qual os profissionais responsáveis pela separação de produtos recebem orientações pré-gravadas por seus gestores em fones de ouvidos conectados a um aparelho que muito lembra um reprodutor de mídias em mp3.

Esses são só alguns exemplos de como a TI pode ser aplicada em nesses procedimentos, sabemos que suas técnicas podem ser desenvolvidas em diversas outras atividades, que aqui serão explanadas detalhadamente em outras oportunidades.

A tecnologia da informação aplicada à logística é de fundamental importância para que os negócios da empresa sejam regulados, no que se refere ao armazenamento de produtos, e dessa forma haja vantagem competitiva em relação aos concorrentes diretos e indiretos. Vale salientar, que vivemos num mundo em constante transformação e que novas tecnologias e artefatos eletrônicos surgem quase que diariamente, desse modo, é muito importante estar sempre atualizado para não ficar para trás perante a concorrência.

Vimos então, resumidamente, que a tecnologia da informação muito contribui para o funcionamento ideal dos sistemas de armazenagem em armazéns e que é importante que a empresa que trabalha com esse tipo de processo, ter um profissional dessa área em seu quadro de funcionários. A equipe de TI tem como responsabilidade o desenvolvimento dos softwares e processos que envolvem comunicação e informática no local de armazenamento, por isso sua importância para esse tipo de estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *