Tipos de Logística

TiposA logística é uma ciência que engloba o processo integrado de ações de transporte, armazenamento, embalagem, informações, manuseio de materiais e estoque.

Tudo isso gira em torno de um fluxo determinado pela empresa onde se aplica. Existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa. Cada tipo será explanado a seguir, acompanhado de uma breve explicação:

Logística de Suprimento: Essa categoria tem como conceito, o processo de implementar, planejar e controlar a aquisição, a estocagem e movimentação de suprimentos, de acordo com a necessidade de cada cliente em uma indústria.

Os objetivos dessa modalidade são: reduzir custos, reduzir capital investido em estoque e melhorar os serviços logísticos;

Logística de Produção: Sua origem se deu ainda na pré-história, quando o homem polia pedras com a finalidade de transformá-las em utensílios úteis para o seu cotidiano.

É a parte do processo industrial que abrange os ambientes internos da empresa. Nele é feita a conversão de matérias em produtos acabados, sempre pensando em formas de se otimizar o processo;

Logística de Distribuição: Dentre os tipos de logística, se destaca também a distribuição física. Nada mais é do que o processo de distribuir os produtos nas diferentes praças de atuação da empresa. Os responsáveis por essa distribuição operam elementos indicados para esse método como depósito, estoques, equipamentos de carga e descarga e os veículos propriamente ditos;

Logística Reversa: Essa categoria de logística está diretamente ligada ao meio-ambiente e à ecologia. É um instrumento que caracteriza ações e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos no setor empresarial. Ela é amparada pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institucionalizou a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Vemos assim que os tipos de logística podem se apresentar de diferentes formas, porém todos envolvem sistemas de armazenagem em sua execução, por isso a importância dessa ciência para as empresas que utilizam esses sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *