Tire suas dúvidas sobre o uso das Escoras Metálicas no sistema de armazenagem

Você que acompanha as novidades do setor de sistemas de armazenamento aqui no site, provavelmente já ouviu falar sobre as escoras metálicas. Aqueles equipamentos utilizados para escorar grandes estruturas na construção civil, durante o processo de finalização de vigas de sustentação das obras e que são capazes de suportar grandes cargas, de acordo com a sua capacidade.

Tire suas dúvidas sobre o uso das Escoras Metálicas no sistema de armazenagem

Se entrarmos no quesito vantagens, as escoras metálicas se destacam pela praticidade que proporcionam, além da segurança e economia que se ajustam a qualquer orçamento, sem mencionar na facilidade que elas têm no momento da montagem e desmontagem.

 

Outro destaque das escoras metálicas, quando utilizadas para armazenar produtos nos grandes depósitos, que podemos mencionar é no caso da regulagem presentes nelas. Estas estruturas se dividem em vigas principais e secundárias. Sendo que estas divisões contam também com cabeçotes de recuperação e barras de travamento. Outra vantagem das escoras metálicas é a presença de um sistema que permite o escoramento e o reescoramento das estruturas, que faz com que a base desejada permaneça escorada, sem que ocorra a necessidade de deslocamento das escoras.

Além das qualidades já mencionadas acima, as escoras metálicas também apresentam as seguintes vantagens:

  • Uma maior velocidade e flexibilidade nos escoramentos de lajes e vigas;
  • Proporcionam segurança e redução de custos;
  • Agilidade na montagem, ainda com ajuste preciso de altura;
  • Fabricadas sob um exigente controle de qualidade;

Além de serem leves e resistentes, fornecem um apoio preciso às estruturas, permitindo um nivelamento adequado à estrutura na qual estão sendo utilizadas, posicionando precisamente todo o sistema de acordo com as suas duas ferramentas de ajuste: graduando o telescópico milimetricamente por meio do sistema de rosca.

Além disso, as escoras metálicas contam com outros benefícios, como a redução de mão de obra, a facilidade na manutenção dos pilares e a boa interface com projetos hidráulicos e elétricos.

Mas talvez você esteja se perguntando: o uso dela é ideal para estruturas com ferro ou madeira?

Já de início podemos destacar que o uso das escoras metálicas se sobressai perante as utilizadas como escoras de madeira. Isso se dá pelo fato de que as escoras metálicas contam com um sistema mais simplificado no momento da armazenagem, além de que, possuem uma maior facilidade se for decidido pelas corporações de reutilizar estes acessórios na indústria. Isso se dá pelo fato de que as estruturas que utilizam o ferro, ao invés da madeira, podem ser reaproveitadas mais vezes, isso por conta da durabilidade que este material tem se comparado a madeira. Já que as escoras de madeiras sofrem danos que pode levar a grandes prejuízos mais facilmente, se comparado ao outro material citado.

Ainda no quesito de comparação entre os dois materiais, as ligas metálicas se destacam também perante as estruturas de madeira por conta da segurança que proporcionam, visto que passam por um controle que preza pela prevenção de acidentes, onde dificilmente possam sofrer avarias de rupturas das estruturas. Fato este que não pode ser garantido pelos sistemas de vigas em madeira. Além de que, as vigas feitas de madeira nem sempre passam por certificações que garantam a sua sustentabilidade, além de que, conforme o tempo de uso, podem gerar detritos e resíduos, que dificilmente podem ser impedidos de aparecer e, dependendo o caso, podem causar interferências nos processos de produção das indústrias. Outra vantagem das escoras que utilizam ligas metálicas em suas estruturas e que podem ser mencionadas, destacam-se o cuidado com as normas de sustentabilidade, visto que, possuem um descarte correto e que não prejudicaram o meio ambiente.

A escoras metálicas trazem muitas vantagens, conforme visto até o momento, mas também requer alguns cuidados, como:

Deslocamento: as escoras metálicas necessitam de um transporte exclusivo quando necessitarem de remoção entre locais. Dessa forma, nunca poderão ser levadas de um local para outro no mesmo compartimento no qual pessoas estão inclusas. Visto que as estruturas necessitam de um cuidado especial, devido ao grande porte no qual estão caracterizadas, sem mencionar que precisam respeitar os limites de peso e dimensões.

Ambiente profissional: quando utilizadas nos grandes depósitos de sistemas de armazenagem, devem se tomar alguns cuidados para garantir a segurança de todos os envolvidos. Isolar o local no qual serão instaladas as escoras metálicas é a primeira das precauções nas quais as corporações devem dar total atenção. Dessa maneira, garanta que não ocorra a circulação de pessoas no local, principalmente, crianças.

Outro detalhe a ser observado é em relação ao terreno (solo) na qual serão escoradas as grandes vigas. Devem passar, primeiramente, por um processo de nivelamento, para que fique firme e, de preferência, com um contra piso que acomodem a estrutura. Dessa forma, evitarão futuros problemas como suportar as cargas nas quais serão utilizadas e que não cedam caso ocorra alguma intervenção da natureza, como chuvas, fortes ventanias, etc..

Lembrando também, que deve se tomar uma atenção redobrada no quesito de montagem e desmontagem das estruturas. Para o primeiro caso, deve-se regular a altura das escoras, com a ferramenta gancho e, em seguida, realizar os ajustes finais com a porca. Já para a desmontagem, jamais faça uso de força bruta para iniciar o processo de desconstrução da estrutura. Para isso, utilize uma alavanca e comece a soltar a porca para ir soltando e desmontando a escora aos poucos.

Se ainda tiver alguma dúvida quanto ao uso da descoras metálicas. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *