Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de Warehouse Management System

Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de Warehouse Management SystemPara você que acompanha as nossas atualizações e está interessado em aprender mais sobre o mercado dos sistemas de armazenagem e logística, toda semana apresentamos novidades sobre a área. Portanto, ficar sempre de olho aqui em nossa página é fundamental.
Hoje conversaremos um pouco sobre o sistema de Warehouse Management System, ou ainda, Warehousing (WMS para os mais íntimos). Seu principal uso na indústria, métodos de funcionamento e quais as vantagens da sua implementação no ambiente das grandes, médias e pequenas empresas.

A necessidade de inovar
De acordo com alguns autores e estudiosos desse nicho de mercado, nosso país está se destacando no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias que visem facilitar e inovar os grandes centros de armazenagem. Desde da criação de sistemas que facilitem quando ocorre o caso da separação de pedidos, também em relação ao desenvolvimento de elevadores e equipamentos que contam com uma participação humana quase nula.
Dessa maneira, baseado em relatos de especialistas no assunto, chega-se a uma conclusão que, independente da necessidade da demanda exigida, seja ela por um sistema de operação mais eficiente, seja por um processo que envolva deslocamento mais rápido, essas inovações só acontecem quando o mercado se manifesta e pede por melhorias para um melhor gerenciamento de processos. Por isso, em situações em que os clientes exigem um trabalho mais ágil e em casos em que a concorrência se faz bastante presente, a utilização de equipamentos ou tecnologias que tragam melhorias nesse gerenciamento de armazenagem, só vêm a facilitar e ajudar na captação de recursos num tempo de médio a longo prazo.
Um desses sistemas que podemos citar é o WMS, ou seja, o Warehouse Management System, um software para gerenciamento muito utilizado nos setores de armazenagem, que permite a execução de tarefas e o controle de entrada, saída e transporte de mercadorias e produtos, de forma muito mais precisa e eficiente. Toda essa qualidade atribuída ao programa, se deve pelo fato de ele organizar adequadamente todas as informações de planejamento, roteiros e realizar múltiplas tarefas em todos os processos dentro dos pavilhões de estoque.
Além disso, ele ajuda a otimizar todas as atividades que envolvem núcleos de operação e administração que envolve todo o setor de armazenagem, tais como: entradas e saídas, monitoramento, indicação de endereços, separação os pedidos, embalagens, carregamento, expedição, transporte, controle da documentação necessária, e muitas outras funções. Com o WMS é possível se reduzir uma série de custos, tanto operacionais, quanto em recursos humanos, assim como um aumento da qualidade no que diz respeito no serviço de atendimento ao cliente, que qualifica também um aumento da produtividade em ambos os setores.
Outro diferencial do software é a possibilidade do acompanhamento dos pedidos em tempo real, verificando por meio de conexões via internet, quais os deslocamentos que o produto sofreu e se por alguma ventura, teria saído da sua rota inicial. Da mesma forma, que ele permite tomadas de decisão rápidas quando se tem em mente algum eventual acidente de percurso, como caminhão com defeitos mecânicos ou estradas em manutenção, dentre outras séries de fatores.

As funcionalidades do sistema WMS
Dentre as qualidades do sistema já citadas em outras postagens aqui do site, também podemos verificar:

  • O aumento da exatidão das informações relacionadas aos produtos ou mercadorias. Obviamente com uma margem de erro para mais ou para menos. Algumas dessas falhas aceitáveis podem afetar o volume de produtos nos estoques, por exemplo. Fato este que pode resultar numa ruptura no relacionamento com o cliente final;
  • Um aumento na velocidade da informação para monitoramento das mercadorias em trânsito, por meio da comunicação online e por radiofrequência;
  • Possibilidade no aumento da produtividade entre os colaboradores que trabalham diretamente nos estoques, como um facilitador do serviço;
  • Possibilidade de rastreamento preciso de todas as operações;
  • Geração de relatórios e inventários em tempo real que registram todos os movimentos relacionados dos produtos ou mercadorias. Desde o momento em que saem dos estoques, por todo o período em trânsito até chegar nos centros de distribuição e, consequentemente, ao cliente final;
  • Uma melhor organização do planejamento das atividades dentro dos pavilhões de estoques. Desde o cadastramento das mercadorias no setor de expedição, a relação com os operadores, o transporte interno com as empilhadeiras e uma melhor organização de todo o processo de gestão operacional das atividades.

Como conclusão, o investimento no sistema WMS se faz necessário e é recomendado para as empresas que desejam otimizar todo o processo de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *