Veja porque investir em porta-pallets

Veja porque investir em porta palletsHá várias alternativas para organizar eficientemente o seu armazém e aumentar a segurança do local. Uma das mais simples e baratas é, sem dúvida, a instalação de porta-pallets convencionais. Essas estruturas trazem muitos benefícios, desde o acesso mais rápido aos itens e separações mais otimizadas até maiores capacidades de estocagem.

Esse tipo de equipamento serve para três finalidades básicas:
1 – Utilização cúbica: fornece a estrutura de apoio necessária para o empilhamento de produtos em alturas maiores do que seria possível se os pallets com produtos fossem empilhados uns sobre os outros;
2 – Proteção do produto: elimina as forças de esmagamento verticais que ocorreriam se os produtos fossem empilhados uns sobre os outros e protege o produto do impacto dos veículos;
3 – Organização: cada pallet é estocado em um local exclusivo.

As estruturas porta-pallets convencionais são indicadas para quase todos os tipos de armazenagem.
O sistema convencional possui vários tipos de acessórios, como:

  • Tranversinas: permitem que o pallet seja estocado com o apoio em outro sentido;
  • Plano H: permite que sejam estocados pallets com profundidades diferentes;
  • Porta-skids: usado para viabilizar a estocagem de caçambas ou pallets especiais.

Entre os acessórios há alguns que podem ser utilizados para aumentar a segurança do equipamento. Os mais comuns são os protetores. Existem inúmeros modelos que visam proteger as colunas de eventuais choques com os equipamentos de movimentação. Uma de suas vantagens é a alta seletividade proporcionada. Além disso, o material de fabricação é essencial para a segurança das estruturas dos porta-pallets.

Vantagens e desvantagens
A empresa que optar por ter uma estrutura de porta-pallets convencional em seu centro de distribuição contará com inúmeras vantagens em seu sistema de armazenagem. Provavelmente, a principal delas é a seletividade. Ou seja, a empresa consegue adquirir um acesso fácil a qualquer posição de armazenagem a qualquer momento, sem precisar movimentar as outras cargas. Além disso, como o sistema trabalha com posições fixas, fica mais fácil a utilização de sistemas informatizados para controle de todo o estoque.
Outro aspecto que conta muito na hora de escolher o porta-pallets convencional é o baixo custo com a manutenção do equipamento. Isso se deve, por conta da sua estrutura metálica ser leve e resistente, assim o porta-pallets convencional torna-se um equipamento versátil, pois se pode alterar sua configuração com muita facilidade, mantendo assim o custo de sua manutenção baixo. Além de possuir uma vida longa quando bem cuidado.
Como nem tudo são flores, a estrutura do porta-pallets convencional também apresenta algumas desvantagens em sua utilização. Segundo Gustavo Trentin, diretor industrial da Prol, a principal desvantagem é o fato de que parte do espaço do piso dedicado às estruturas ultrapassa facilmente 50% da área de armazenagem.
Outra desvantagem seria a fragilidade da estrutura, pois existe o perigo de ocorrência de acidentes com as empilhadeiras devido ao tipo de material frágil usado nas estruturas.

Segurança
Além dos acessórios, já citados anteriormente, as empresas que fabricam estruturas porta-pallets convencionais utilizam-se de outros métodos para proporcionar a segurança máxima para seus clientes na hora da armazenagem.
A principal norma seguida pelos fabricantes desse tipo de estrutura é a ABNT NBR 15524, de 2007, que se aplica especificamente às estruturas porta-pallets e define os termos de armazenagem utilizados nesse tipo de sistema.
Outro fator que compromete a segurança das estruturas são as avarias. As mais comuns são causadas pelo impacto de empilhadeiras contra os porta-paletes.
Para evitar que tais avarias prejudiquem o sistema de estocagem, é necessário fazer a manutenção correta nos equipamentos.
É importante que se tenha sempre componentes para substituição (longarinas) ou que se providencie a reparação da área danificada (colunas dos montantes) que normalmente acontece na parte inferior da coluna do porta-paletes.

Mercado
Com o crescimento do poder de aquisição das classes sociais, houve um aumento na demanda de produtos. Com isso as empresas se obrigam a ter sempre um estoque de material (tanto matéria-prima como produtos finalizados) para poder atender o mais rápido possível seus clientes, tomando isso como um diferencial de seus concorrentes.
Por essa razão, a venda das estruturas porta-pallets convencionais cresceu muito.

Novidades
Apesar de o mercado das estruturas porta-paletes convencionais estar em franco crescimento, os fabricantes desse equipamento precisam sempre inovar para que seus clientes não escolham outra opção de armazenagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *