Voice Picking: Você sabe o que é isso?

Voice Picking - Você sabe o que é isso

Quem trabalha com sistemas de armazenagem, certamente já ouviu falar de picking, inclusive já tratamos desse assunto aqui em outras oportunidades. E sobre voice picking, você já ouviu falar? Esse termo lhe soa familiar ou é uma novidade? Essa técnica é inovadora e deverá ser muito utilizada em um futuro próximo. Também conhecida por pick-by-voice, esse tipo de procedimento promete acabar com o uso de papel em atividades de classificação de produtos.

O procedimento funciona através de um aparelho onde um gestor faz a programação do que deve ser separado por cada funcionário durante o dia. Em seguida, o operador conecta o aparelho a um fone de ouvido e escuta as instruções das atividades que deve realizar. O uso do software, de acordo com especialistas em logística, é muito eficiente por deixar o operador com as mãos livres de folhas de papel ou equipamentos eletrônicos como tablets, podendo se concentrar somente na atividade de separação que estará realizando.

Os sistemas de armazenagem se renovam a cada dia, pois tratam-se de um setor que acompanha a tecnologia e novidades surgem todos os dias. O voice picking é uma dessas novidades e tem facilitado muito o trabalho de separação em armazéns. De acordo com gerentes de recursos humanos, é muito comum em períodos que as vendas sobem, a contratação de funcionários temporários para trabalharem em armazéns. O treinamento dos funcionários na forma tradicional leva bem mais tempo do que o levado para treinar usuários que utilizam o sistema por voz. Por ser bastante simples, de acordo com profissionais da área da logística, uma pessoa que nunca trabalhou com separação de materiais na vida, leva aproximadamente quinze minutos para estar familiarizada com o sistema e já exercer suas atividades com maestria.

Outra grande facilidade que o software por voz proporciona é a diminuição significativa de erros e enganos que podem ocorrer por distrações dos operadores ou repasse de informações erradas em planilhas, em folhas de papel ou em tablets e outros dispositivos de mão. Como a pessoa estará ouvindo comandos durante todo o dia, dificilmente deixará de realizar alguma tarefa que esteja sob sua responsabilidade no armazém.

Vemos então, que os sistemas de armazenagem estão em constante evolução e que o voice picking é uma tecnologia recente que aumenta muito a produção e a qualidade dos serviços no armazém, além de diminuir erros de forma significativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *